Um guia do considerado um dos melhores softwares para gravação e edição de áudio de todos os tempos: Audacity.
Gravar, editar, aplicar efeitos, mixar, finalizar seu áudio, tudo isso nunca foi tão fácil com o Audacity, uma ferramenta gratuita para quem precisa gravar e editar instrumentos, trabalhar com locução, criar e editar podcast e muito mais.
O programa permite até mesmo gravação de áudio ao vivo e escrever seus próprios efeitos de plug-ins usando o Nyquist.
Essa ferramenta está disponível para máquinas com sistema Windows, Mac e Linux. E diferente de outros softwares ele permite reproduzir mais de uma faixa ao mesmo tempo, sendo possível mixar suas músicas ou gravar sobre um playback.
Veja também: 10 opções para baixar músicas do Youtube
Primeiros passos no Audacity
O Audacity não se intimida frente a outros programas de gravação e edição de áudio mais robustos como Reaper, Logic, Cubase, entre outras versões pagas.
Inclusive, com ele é possível gravar, editar e mixar músicas, tal como aconteceu no caso do álbum “Birds-Brains” do Tune-Yards gravado em 2009.
Vamos então conhecer as principais funcionalidades dessa DAW?
Comece baixando o software para gravação e edição pelo site oficial gratuitamente: https://www.audacityteam.org/download/
Abrindo o programa você se depara com uma tela com alguns comandos como gravação (bolinha vermelha) e ali estão opções de tocar, parar, voltar, avançar, etc.
O lado positivo é que o programa possui versão em português.
Logo abaixo é possível ver as opções para configurar as entradas e saídas de áudio para gravação. Onde está “MME” escolha o drive que utiliza (o recomendado é o ASIO DLL).
E logo ao lado do ícone do microfone escolha a sua placa de áudio. E a seguir escolha a entrada. Por fim, ao lado do ícone de alto-falante escolha a saída de áudio.
Para adicionar uma faixa de áudio basta clicar com o botão direito do mouse no campo cinza e depois selecionar “Adicionar Faixa...”. Escolha entre faixa mono, estéreo ou de rótulo.
Você pode adicionar mais faixas depois disso realizando o mesmo processo.
Ao adicionar uma faixa de áudio, pode-se configurar algumas coisas nela indo em “Faixa de Áudio” logo acima da track adicionada. Ali há como alterar a taxa de amostragem em Hz e o formato em PCM.
Gravação no Audacity
Para gravar basta clicar no ícone com a bolinha vermelha na barra superior.
Depois de gravar basta usar a barra de espaço do teclado para parar a gravação.
Com a barra de espaço é possível também dar play para escutar o que gravou nessa DAW.
Usando o comando “Ctrl + SHIFT + E” você pode exportar o arquivo de áudio no formado que preferir: mp3, ogg, wav, m4a, amr, wma, entre muitos outros formatos disponíveis para exportação.
E se você quiser editar uma faixa de áudio que baixou ou que gravou em outro programa basta ir em “Arquivo” depois em “Importar” e “Áudio” ou usar o comando “Ctrl + SHIFT + I”. E assim abrirá a faixa desejada.