Para falar o tópico temos que olhar para o passado, especificamente para o momento em que a internet apareceu. Os princípios básicos pelos quais a internet funciona agora foram corrigidos apenas em 1969. O nascimento oficial da Internet aconteceu no dia 29 de outubro de 1969, quando foi possível enviar uma mensagem com apenas dois caracteres - LO - entre duas ARPANET a 640 milhas de distância . Dois anos depois apareceu o primeiro programa de envio de e-mail. Nos anos 70, já existiam boletins na internet, grupos de notícias e novos protocolos de transferência de dados.
Foto: Divulgação |
A partir desse momento, uma internet inicia o seu rápido desenvolvimento e penetração gradual na vida de todas as pessoas em todo o mundo. Ela se tornou uma ferramenta de comunicação única e, a cada ano que passa, mais e mais novos usuários entram na rede. O aparecimento de novos sites de namoro na internet era apenas uma questão de tempo, embora, tecnicamente, a primeira plataforma nessa área já existisse mesmo antes da internet.
Correspondência: o primeiro serviço de namoro da história
O Match, o primeiro serviço de namoro por computador, foi criado por estudantes da Universidade de Harvard, em 1965. Como você já sabe, a internet ainda não existia e os usuários simplesmente recebiam um questionário e respondiam a uma série de perguntas. Os dados eram então inseridos no sistema e produziam uma lista de correspondências possíveis com outros participantes. Tudo isso funcionava offline e usar o Match naquela época custava $ 3.
O serviço Match existiu desta forma até 1993. Foi neste ano que ele mudou radicalmente e entrou na internet, nascendo o Match.com, o primeiro site de namoro da história. Mas naquela época, apenas algumas pessoas no mundo tiveram acesso à internet e, mesmo assim, isso acontecia apenas em grandes cidades de países desenvolvidos. Por isso, o Match.com decolou realmente apenas nos anos 2000.
Em 2004, mais de 42 milhões de pessoas estavam cadastradas no Match.com e o número de usuários ativos ultrapassou 15 milhões. No mesmo ano, o site entrou para o Guinness Book of Records.
Vendo o sucesso do Match.com, outros desenvolvedores correram para criar suas próprias plataformas alternativas. Alguns apenas copiaram as suas funcionalidades, mas outros tentaram trazer algo novo. Outros ainda tentaram mudar radicalmente os princípios do namoro online. E conseguiram!
Omegle e Chatroulette — chat cam por video que mudaram tudo
Hoje, as plataformas de bate-papo por vídeo com pessoas aleatórias se tornaram bastante comuns e uma alternativa credível para sites de namoro. Mas, até 2009, nada disso existia.
Naquela época, ambos os sites iniciaram uma verdadeira revolução na área do namoro online e atraíram milhões de usuários de todo o mundo. Mas logo eles enfrentaram uma série de problemas:A primeira roleta de bate-papo, o Omegle, foi lançada em 25 de março de 2009 por um jovem americano chamado Leif K-Brooks. Naquela época não havia nenhuma função de bate-papo por vídeo, tudo era feito por mensagens de texto. A primeira roleta de bate-papo por vídeo foi o site Chatroulette, desenvolvido por um estudante russo chamado Andrei Ternovsky e lançado em novembro do mesmo ano de 2009.
Como resultado, Omegle e Chatroulette perderam seu público tão rapidamente quanto ganharam. Mas novos bate-papos online por vídeo começaram a aparecer na web, atraindo usuários com soluções completamente novas. Por exemplo, o site Chatrandom ofereceu aos membros a possibilidade de usar filtros de gênero e geográficos, bem como um recurso único na época, as salas de bate-papo temáticas, nas quais você pode se comunicar simultaneamente com um grupo de pessoas com os mesmos interesses. Outra alternativa popular ao Omegle é o chat com cam OmegleBrazil. Esta inovadora plataforma usa um filtro de gênero exclusivo, tem um sistema de moderação de alta qualidade e um serviço de suporte ao cliente funcional. Além disso, o OmegleBrazil usa soluções técnicas avançadas, graças às quais o site funciona com grande qualidade.
Os principais concorrentes do Match.com hoje
Depois do ano 2010 começou o verdadeiro sucesso das plataformas de namoro. Milhões de pessoas começaram a procurar alguém em sites e aplicativos. Portanto, os serviços de relacionamento se tornaram um fenômeno verdadeiramente massivo. Entre os sites mais interessantes hoje, podemos listar os seguintes:
Além desses aplicativos, apareceram muitos sites de namoro focando em nichos de mercado bem específicos. Por exemplo, o site vegetariano Veggly, a plataforma de namoro para agricultores Farmers Only, ou 3nder — o Tinder para relacionamentos a três. Então, hoje qualquer pessoa pode encontrar a plataforma ideal para aquilo que está buscando, independentemente de seus interesses, preferências, estatuto social e, até mesmo, fetiches.
Conclusão: como a indústria do namoro mudou o mundo
De acordo com pesquisas recentes de várias empresas, mais de 60% dos internautas hoje consideram o crescimento de relacionamentos online uma tendência positiva. Eles confirmam que o namoro online abre muito mais oportunidades para uma pessoa procurar sua alma gêmea do que acontece apenas no dia a dia offline. Apenas 28% dos respondentes acreditam que o namoro online é uma perda de tempo ou uma medida extrema para pessoas desesperadas.
Claro que os resultados de estatísticas como essa nem sempre foram assim. Em 2005, o Pew Research Center realizou uma pesquisa na qual descobriu que apenas 44% das pessoas consideravam o namoro online um fenômeno positivo. Exatamente dez anos depois, eles repetiram a pesquisa e, em 2015, os números mudaram, com 59% dos entrevistados a expressarem apoio ao fenômeno.
Hoje, mais de 17% de todos os casamentos no mundo inteiro de um relacionamento online e esse número continua crescendo. Como agora, com as restrições da pandemia, como plataformas de namoro online estão ainda mais populares, certamente veremos essa porcentagem de “casamentos online” crescer bastante. Existem pessoas que discordam, mas nós acreditamos que essa é uma tendência positiva.