Cultura - Teatro

Hector Babenco e Paula Gaitán ganham mostras na Itaú Cultural Play

17 de Dezembro de 2021

A plataforma de streaming do Itaú Cultural soma em seu catálogo os demais capítulos da série de desenhos que une humor, ação e ficção científica, assinados pelos mesmos criadores do programa de sucesso Peixonauta. A mostra dedicada a Babenco reúne cinco de seus premiados títulos, entre eles o clássico Carandiru e O beijo da mulher aranha, o qual lhe rendeu indicação ao Oscar na categoria melhor direção. A seleção de Paula traz filmes que mostram o olhar da cineasta franco-colombiana pelas artes visuais e a intimidade que ela desenvolve em seus trabalhos

Em 17 de dezembro (sexta-feira), a plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro Itaú Cultural Play – www.itauculturalplay.com.br – volta a ampliar o seu catálogo com mais duas mostras em homenagem a importantes diretores do cinema nacional. A primeira é dedicada ao premiado Hector Babenco, que passa a ter as suas mais aclamadas produções disponíveis no catálogo. Em outro recorte, o olhar intimista da diretora Pauta Gaitán pode ser visto em três documentários dirigidos por ela, com produções que mostram uma variedade de formatos, temas e estilos. Para completar as novas atualizações do catálogo, oito novos episódios que complementam a série de animação Gemini 8 ficam disponíveis para o público. Mais produções serão adicionadas a partir de janeiro.

Com acesso gratuito, a plataforma de streaming de cinema brasileiro é acessível para dispositivos móveis IOS e Android, e pode ser acessada pelo site itauculturalplay.com.br. 

Mostra Babenco

Argentino naturalizado brasileiro, Hector Babenco é autor de filmografia reconhecida como consistente, em um percurso trilhado entre a dureza do real e o lirismo da poesia, optando por um caminho duplo que alia o contato com o grande público e a crítica social. As obras do diretor projetaram a produção brasileira para o exterior por meio de prêmios e reconhecimento crítico, incluindo indicações ao Oscar.

Foi assim em O beijo da mulher aranha, filme indicado em 1986 à categoria de melhor direção nesta premiação internacional. O elenco é um dos grandes destaques deste drama que rendeu ao americano William Hurt o Oscar de melhor ator. Na época, a crítica destacou que a doçura de seu personagem contrasta com a brutalidade do sistema penal e as torturas exercidas pela ditadura.

Gravado em São Paulo, mas falado em inglês e legendado em português, o filme mostra a história de um homem homossexual, detido sob acusação de corromper menores. Da cadeia, ele passa o tempo a narrar cenas de filmes a seu companheiro de cela, um jornalista e preso político. Ficção e realidade se mesclam e a convivência forçada entre os dois se transforma em uma amizade arriscada e cheia de surpresas.
Outro clássico do cinema brasileiro, assinado por Babenco e presente nesta mostra, o longa-metragem Pixote: a lei do mais fraco é baseado no romance do escritor maranhense José Louzeiro e é capaz de chocar pela dureza das cenas e pela poesia presente na história. Revoltados com os abusos e injustiças que sofrem em uma instituição para menores infratores, quatro jovens resolvem fugir e voltar às ruas, onde se aventuram ainda mais no mundo do crime. Indicado ao prêmio Globo de Ouro, o filme reuniu no elenco jovens moradores de comunidades paulistanas, garantindo autenticidade à atuação. Ausência de oportunidade e afeto familiar são os motores desta narrativa.

Outra obra prima do cineasta, Lúcio Flávio o passageiro da agonia levou mais de cinco milhões de espectadores às salas de cinema. O filme denuncia a atuação de um grupo de policiais envolvidos com o crime, por meio da história do assaltante de bancos Lúcio Flávio, famoso na década de 1970 por suas fugas mirabolantes. Entre roubos, estelionatos, escapes e prisões, o personagem tem seu destino selado a facadas, não sem antes divulgar à imprensa um imenso esquema de corrupção policial. 
A floresta amazônica é mais do que o cenário principal de Brincando nos campos do Senhor, longa-metragem rodado na década de 1990. A beleza da mata brasileira na trama, inclusive, inspirou o diretor canadense James Cameron na construção do premiado filme Avatar.
A história se passa quando dois aventureiros americanos sobrevoam a Amazônia e são obrigados a pousar na floresta amazônica após o combustível do avião acabar. Depois de terem seus documentos confiscados por um oficial brasileiro, eles encontram uma solução para se libertarem: bombardear indígenas isolados. Enquanto programam essa ação terrorista, missionários se organizam em uma empreitada catequizadora na região.
A mostra dedicada a Babenco é completada com o prestigiado Carandiru, palco de um dos mais terríveis massacres humanitários da história do Brasil. Baseado no livro Estação Carandiru, de Drauzio Varella, o filme mostra o dia a dia e as experiências de um médico sanitarista no maior presídio da América Latina. Amor, humor e amizade se somam em uma tocante história da vida dentro do cárcere. 

Com um elenco de estrelas do cinema brasileiro, um currículo de mais de 20 premiações e a indicação à Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme alia doses de realidade à ficção. Seu roteiro valoriza as narrativas compartilhadas pelo médico a partir das confidências dos detentos.

A trajetória de Hector Babenco (1946-2016) pode ser conferida no verbete da Enciclopédia Itaú Cultural sobre a obra do cineasta, em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa204114/hector-babenco
Mostra Paula Gaitán

Viúva do diretor Glauber Rocha, Paula Gaitán encontrou no cinema uma forma de expressar seu olhar sobre as artes visuais, fotografia e literatura. A variedade de formatos, temas e estilos nos quais mergulha é evidente, mas o fio condutor é a intimidade que ela desenvolve com o material no qual trabalha. Os filmes selecionados pela Itaú Cultural Play são um recorte representativo desta expressão poética e pessoal.

Primeiro longa-metragem da cineasta, Uaka é um ensaio poético que entra na intimidade da comunidade da aldeia kamaiurá, mostrando desde detalhes do cotidiano até a plasticidade de indumentárias e de corpos em rituais.  Ao mesmo tempo, utiliza-se de intervenções sonoras e da montagem para evidenciar choques entre culturas, declarando desta forma que a obra é um registro do seu olhar estrangeiro.

O documentário ressalta ainda que, no Xingu, todos os anos se celebra na aldeia kamaiurá o Quarup, grande acontecimento festivo no qual os homens roubam o fogo divino, espalhando-o pela terra. Nove povos participam do ritual ao som das flautas uruá, com a participação dos pajes Tacumã, Sapaim e Prepori, entre outros.
Na produção Diário de Sintra, exibido em mais de 15 festivais no Brasil e no mundo, Paula refaz os últimos passos de Glauber Rocha em seu exílio voluntário em Sintra, Portugal, pouco antes de sua morte. Por meio de cartas, fotos, objetos de acervo pessoal e depoimentos de amigos, a cineasta revisita a época em que viveu com ele e os filhos Ava e Eryk Rocha.
Para concluir a seleção desta mostra, Noite é um documentário em que a cineasta dirigiu, filmou e editou o próprio filme. Em um olhar sobre o corpo feminino, liberdade e a vida noturna, ela acompanha uma mulher em meio à noite carioca, com o objetivo de desenvolver um ensaio experimental sobre sons, texturas, sensações, tendo a noite como principal personagem.
Complemento de Gemini 8

No mesmo dia, ficam disponíveis os últimos episódio da série Gemini 8, um projeto da produtora Pinguim Content, idealizado com a Editora Abril e o canal Disney Channel. Dos mesmos criadores do programa de sucesso Peixonauta, os diretores de cinema Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, esta série de desenhos mostra as aventuras de um garoto da Terra que está em um planeta distante. 
Entre humor, ação e ficção científica, os 14 episódios disponíveis dessa produção tratam das relações de amizade, da superação dos medos, da necessidade de estudar e ser engenhoso e, principalmente, de trabalhar em equipe para superar desafios.

A Itaú Cultural Play 

Lançada em 19 de junho, dia da celebração do cinema brasileiro, a Itaú Cultural Play começou com um catálogo formado por 135 títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Constantemente ampliado desde então, já ultrapassou a marca de 200 filmes disponíveis, entre ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens. 

Com acesso gratuito, a plataforma de streaming de cinema brasileiro é acessível para dispositivos móveis IOS e Android, e pode ser acessada pelo site itauculturalplay.com.br. 

SERVIÇO: 

Itaú Cultural Play - novos lançamentos 

17 de dezembro de 2021 (sexta-feira) 

Em www.itauculturalplay.com.br 

MOSTRA HECTOR BABENCO

Pixote: a lei do mais fraco (1980)
Duração: 125 min 

Classificação indicativa: 16 anos (drogas lícitas e ilícitas, sexo e violência) 

O beijo da mulher aranha (1985)
Duração: 124 min

Classificação indicativa: 14 anos (violência e preconceito) 

Lúcio Flávio o passageiro da agonia (1977)

Duração: 125 min

Classificação indicativa: 16 anos (violência)
Carandiru (2003)
Duração: 148 min
Classificação indicativa: 16 anos (drogas lícitas e ilícitas, sexo e violência) 

Brincando nos campos do Senhor (1991)
Duração: 189 min
Classificação indicativa: 16 anos (violência, estupro e crime de ódio) 

MOSTRA PAULA GAITÁN

Diário de Sintra (2007)

Duração: 90 min
Classificação indicativa: livre
Noite (2015)
Duração: 87 min
Classificação indicativa: 12 anos (drogas lícitas e linguagem de conteúdo sexual)
Uaka (1988)

Duração: 77 min

Classificação indicativa: 10 anos (drogas lícitas, nudez e presença de sangue)
MOSTRA GEMINI 8
Episódios 8 a 14 (São Paulo, 2014)
Duração: 11 min cada episódio 

Comentários
Assista ao vídeo