Notícias - Motor

Os testes pós-temporada 2021 para os pneus de 18 polegadas da fórmula 1 - compostos e jogos

16 de Dezembro de 2021

Dois dias de testes pós-temporada foram concluídos em Abu Dhabi em clima seco e com temperatura ambiente que variava entre 18 e 32 graus, com a temperatura da pista variando de 20 a 42 graus.

Usando “carros-mula”, as equipes tiveram a chance de experimentar todos os cinco compostos slick de 18 polegadas de 2022 que serão usados ​​a partir do início da próxima temporada. O piloto mais rápido nos dois dias foi Lando Norris (McLaren) que estabeleceu o tempo de 1m25s809 no segundo dia.

Enquanto ocorriam os testes com os pneus 2022, houve também um dia de testes de jovens pilotos com os pneus 2021 de 13 polegadas atuais. O mais rápido dos jovens pilotos foi Nyck De Vries, da Mercedes, com o tempo de 1m23s194 estabelecido na terça-feira.

De acordo com as prescrições, os pilotos correram com 17,5 psi de pressão do pneu na parte traseira e 21,5 psi na dianteira - que foi posteriormente reduzida para 20,0 psi no segundo dia. As temperaturas dos aquecedores de pneus também foram adaptadas àquelas que serão utilizadas no próximo ano: 70 graus centígrados tanto na dianteira quanto na traseira. Até agora, as temperaturas da manta dos pneus eram de 100 graus para a dianteira e 80 graus para a traseira.

MARIO ISOLA - GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Estamos satisfeitos com a forma como ocorreram estes dois dias de testes e com o comportamento do novo pneu de 18 polegadas em geral. O dia de hoje marcou o capítulo final de uma história de desenvolvimento que começou em 2019, levando a uma gama completamente nova de pneus e compostos para 2022. Vimos alguma granulação durante o primeiro dia nos pneus dianteiros que levou a algumas saídas de frente: especialmente com os compostos mais macios, que foram usados com mais frequência, pois eram mais adequados para esta pista. Depois de analisar os dados desde o primeiro dia, vimos que era possível reduzir a pressão do pneu dianteiro em 1,5 psi, o que melhorou a situação - especialmente para o composto C3. Mas precisamos ter em mente que carros-mula foram usados ​​e que o objetivo desse teste era permitir que as equipes tivessem a chance de coletar dados para analisar durante o inverno. Só teremos uma visão real no início do próximo ano, quando as equipes poderão testar esses pneus com carros 2022, que terão aerodinâmica completamente diferente, freios diferentes e rodas também. De acordo com as últimas simulações das equipes, os novos carros serão cerca de cinco décimos de segundo mais lentos que os carros atuais: uma diferença que eles provavelmente conseguirão superar, de qualquer forma, até o final da próxima temporada. Ao longo do próximo ano, temos 25 dias de testes agendados que nos permitirão afinar os pneus, se necessário, para a temporada seguinte. Agora, tudo o que resta fazer é esperar para ver os novos pneus de 18 polegadas em ação nos novos carros.”

Comentários
Assista ao vídeo