Cultura - Educação

Fundação do Livro e Leitura realiza palestra com Mafoane Odara neste sábado (18/12)

16 de Dezembro de 2021

Além da palestra, a programação inclui a apresentação teatral circense “Histórias da Guaxinim, às 10 horas. As atividades acontecem presencialmente no Barracão do Simioni e na Biblioteca Sinhá Junqueira. A participação é gratuita.

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto encerra seu calendário de 2021 com duas atividades neste sábado (18/12): apresentação artística e palestra com Mafoane Odara. A programação é aberta a toda a população e participação é gratuita.

Mafoane Odara. | Foto: Divulgação

A apresentação teatral circense “Histórias da Guaxinim” tem curadoria da Pretoteca Zenaide Zen e conta com a interpretação da Noah Almeida, atriz, palhaça, arte-educadora e cofundadora do Coletivo Fora da Lona, Grupo Teatral Ditirambo e Cia Quadro Negro. O palco será no Barracão do Simioni (Avenida Magid Simão Trad, 1721), às 10h. A temática escolhida para a apresentação será “O ano de Guaxinim”, que fala sobre a busca de novos projetos e a realização de sonhos. A personagem sente que sua carreira artística vai alavancar, mas ao passar dos meses o fracasso e a solidão beira o caminho dela.

Palestra com Mafoane Odara

A segunda atividade do sábado será a palestra “Quem sou eu na busca pela equidade racial: um convite para a ação”, com a psicóloga, colunista, consultora, pesquisadora, ativista e executiva em recursos humanos, Mafoane Odara. A mediação será de Adriana Scannavez, atriz, palhaça, produtora e ativista cultural. O bate-papo começa às 18h, no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, no centro de Ribeirão Preto). Os ingressos limitados começam a ser distribuídos 1 horas antes da atividade e a participação é gratuita. São 60 lugares disponíveis.

Adriana Scannavez, atriz, palhaça, produtora e ativista cultural. | Foto: Divulgação

Mafoane Odara é uma das importantes vozes brasileiras nos debates de diversidade, equidade e inclusão no mundo corporativo e público. A psicóloga promove reflexões sobre os desafios das mulheres nas áreas de enfrentamento às violências, maternidade e carreira, além de política institucional.

É presidente do Conselho de Administração do Fundo Brasil de Direitos Humanos e integra o Conselho de Diversidade da FGV-SP e os Conselhos Consultivos do Instituto para igualdade de gênero na política - Vamos Juntas - e da Escola de Formação Política - RenovaBR. Além disso, é integrante das Redes de Líderes Políticos da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), da Fundação Lemann e do Movimento Agora!

SERVIÇO:

Apresentação teatral circense, “Histórias da Guaxinim”
Com Noah Almeida, atriz, palhaça, arte educadora e cofundadora do Coletivo Fora da Lona, Grupo Teatral Ditirambo e Cia Quadro Negro.
Horário: 10h
Data: 18 de dezembro, sábado
Local da atividade: Barracão do Simioni (Avenida Magid Simão Trad, 1721)

Palestra, “Quem sou eu na busca pela equidade racial: um convite para a ação”
Com Mafoane Odara, psicóloga, colunista, consultora, pesquisadora, ativista e executiva em recursos humanos. Mediação de Adriana Scannavez (atriz, palhaça, produtora e ativista cultural)
Horário: 18h
Data: 18 de dezembro, sábado
Local da atividade: Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, Centro)
Ingressos: 60 ingressos distribuídos 1h antes da atividade começar | Gratuito

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e neste ano de 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do novo Coronavírus. O evento permitiu a presença e a interatividade do público e conectou um público de 27 países: foram aproximadamente 110 horas transmitidas ao vivo e on-line, no período de 20 a 29 de agosto, num total de mais de 60 atividades.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários
Assista ao vídeo