Notícias - Motor

Peruas em alta! 65 modelos usados valorizaram acima da média do mercado

13 de Dezembro de 2021

A Mobiauto, start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2021 e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, realizou uma pesquisa em sua base de dados para verificar o comportamento de preços das stations wagon (peruas) do Brasil. Embora apresentem um suposto viés de baixa no mercado nacional, pois só modelos importados premium continuam sendo vendidos como zero km, a categoria subverteu qualquer expectativa pessimista.

O levantamento foi feito com veículos cotados em outubro de 2020 e outubro de 2021, extraindo-se a variação de preços. Na média geral, os 150 modelos e versões apuradas, de 2005 pra cá, tiveram valorização de 21,5% de acordo com a pesquisa da Mobiauto. Nada mau, se considerarmos que o mercado automotivo global teve 23,5% de alta.

“Como boa parte desses veículos deixou de ser vendida como nova, a valorização distante apenas 2% da média absoluta do mercado é um resultado animador para os clientes fieis de peruas”, destaca o consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr. “Vale ressaltar que, dos 150 modelos e versões verificados pelo nosso departamento de Estatísticas, 62 tiveram uma correção de preços acima da média do mercado. Veja que interessante: o consumidor comprou um carro fora de linha e ainda ganhou dinheiro”.

É preciso ter cuidado, no entanto, com qual modelo escolher nessa cartela de uma centena e meia de opções. Se é verdade que 62 veículos valorizaram acima da média do mercado, outras 88 registraram cotações inferiores. “Fizemos uma pesquisa recente nos mesmos moldes com as picapinhas, utilizando o mesmo recorte de outubro dos dois anos: a valorização média foi de mais de 34%”, lembra Castro Jr., destacando que as peruas surpreenderam, sim, mas não se tornaram um negócio excepcional para os compradores de forma linear. “Não deixe de consultar nossa tabela geral”, destaca o CEO da Mobiauto.

Veja a lista das 10 mais bem posicionadas na pesquisa.

Última marca de volume a fabricar peruas no Brasil, a Fiat emplacou quatro versões da Palio Weekend (ou apenas Weekend, dependendo do ano de produção) entre as dez mais valorizadas. A tabela possui ainda outros destaques, como a Volks liderando o ranking com a SpaceFox Plus 1.6 8V 2009, única a ultrapassar os 50% de valorização (!!), e até a presença de uma station importada, a Volvo V40 Cross Country 2015. Outras marcas que comercializavam peruas no país, como BMW, Mercedes-Benz e Subaru, não ofereciam amostragens significativas para entrarem no levantamento.

“Já havíamos observado no dia a dia de relacionamento próximo com nossos clientes que o segmento de peruas mantinha um contingente de clientes assíduos. Mas a pesquisa nos surpreendeu”, revela Sant Clair Castro Jr. “Caso essa procura por peruas ficasse condicionada aos modelos mais velhos e baratos, nós poderíamos concluir que o sucesso do segmento se deve ao consumidor que ainda não alcança o SUV usado. Mas não! Repare que entre as dez mais valorizadas, há pelo menos quatro que já integram uma faixa de preços ocupada pelos SUV´s seminovos”, explica o consultor.

De uma forma geral, apanhando a média de valorização de todos os anos e versões de cada marca, a Toyota foi a campeã, com 26,6%. A Volkswagen registra alta de 22,82%, seguida pela Fiat, com 21,26% de reajustes. As outras marcas anotam as seguintes médias: Volvo (20,53%), Audi (19,25%), Citroën (18,41%), Peugeot (16,91%) e Renault (15,05%).

Comentários
Assista ao vídeo