Cultura - Educação

Menino de 8 anos lança livro sobre o Natal, em parceria com a mãe

10 de Dezembro de 2021

Tiago Vilariño foi o autor mais novo da Bienal do RJ, quando estreou na literatura, com apenas 5 anos

Aos 8 anos, Tiago Vilariño tem uma trajetória literária de gente grande. Ele vai lançar, no dia 12 de dezembro, seu segundo livro, “Natal do Jorginho”, pela editora Colli Books. Tiago já carrega na bagagem um título de responsabilidade: em sua estreia, em 2019, foi o autor mais novo da Bienal Internacional do RJ, com “O menino que descobriu as cores”. Agora, o personagem do primeiro livro, o Jorginho, volta para viver uma aventura natalina.

Capa livro "Natal do Jorginho”. | Foto: Divulgação

Jorginho ama o Natal e está ansioso para que chegue logo, assim poderá fazer bonecos de neve, se vestir com lindos casacos, observar os telhados bem branquinhos cobertos de gelo... Mas será que no Brasil, um país tropical, isso acontece? É o que o leitor vai descobrir nesta nova história. 

O lançamento acontecerá no próximo domingo, dia 12 de dezembro, às 11 horas, na livraria infantil Bicho que Lê, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Haverá contação da história, oficina de arte e sessão de autógrafos. 

Tiago não esconde a expectativa com o evento e já planeja convidar os primos e os amigos da atual e da antiga escola. “Ficarei muito feliz se todos comparecerem ao meu lançamento”, dispara o menino. 

Parceria em família

Em “Natal do Jorginho”, Tiago repete a parceria com a mãe, a jornalista Tais Faccioli. “É muito bom ver que Tiago mantém a paixão pela literatura. Ele é muito criativo, interessado e observador nas coisas que acontecem ao seu redor. Às vezes, uma simples experiência que ele vivencia já transforma em história. E eu ajudo com algumas ideias para crescer o enredo. Neste livro, por exemplo, eu criei o primo Pepe, que veio da Espanha, para incrementar as cenas e diálogos com Jorginho”, conta Tais.

Tiago Vilariño e sua mãe, a jornalista Tais Faccioli. | Foto: Divulgação

Desde 2019, quando lançaram “O menino que descobriu as cores”, a rotina de Tais e Tiago inclui visitas a escolas para fazer contação de histórias e atividades com a garotada. Para a jornalista, é emocionante ver a parceria extrapolando as relações familiares. “Somos mãe e filho; autor e autora. É uma experiência interessante. E o que mais me emociona é perceber que o meu filho está motivando e inspirando outras crianças. Nessas visitas às escolas, percebo os olhinhos delas brilhando, vendo meu filho como um exemplo a ser seguido. Isso é bom demais”, diz.

Serviço:

Lançamento do livro “Natal de Jorginho”

Quando: 12 de dezembro, domingo, às 11 horas

Onde: Livraria Bicho que Lê. Rua Uruguai, 375 loja A

Tijuca

Comentários
Assista ao vídeo