Viver - Beber e Comer

Casa Paris abre as portas no Rio e aquece as turbinas para as Olimpíadas 2024

9 de Dezembro de 2021

- Evento na Casa de Cultura Laura Alvim tem entrada franca e celebra os laços entre Brasil e França

- Chefs do Le Cordon Bleu farão workshops gratuitos 

- B-boys apresentarão o breakdance, novo esporte olímpico

- Fãs de games terão espaço para a prática de jogos de e-sports

Há menos de 3 anos dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro realiza a primeira ação ligada ao evento neste mês de dezembro. Nos dias 11 e 12, a Casa de Cultura Laura Alvim, um espaço da Funarj, em Ipanema, será a Casa Paris, abrigando um projeto de inclusão social e intercâmbio esportivo e cultural entre a Cidade Maravilhosa e a capital francesa, sede das próximas Olimpíadas. Ao todo, serão três edições anuais no Rio e uma na França, até 2024, sempre com entrada franca.

A edição 2021 da Casa Paris será inspirada na Liberdade, um dos lemas da Revolução Francesa. Nos dois dias de evento, haverá workshops de gastronmia com chefs do Le Cordon Bleu, um dos mais renomados institutos de gastronomia do mundo; apresentações de breakdance, estilo que fará sua estreia como modalidade esportiva nos próximos Jogos, e oportunidades para jovens interessados em entrar no mercado de jogos e aplicativos digitais, com mostras de tecnologia e um espaço exclusivo destinado à prática de e-sports. O Teatro Laura Alvim irá abrigar espetáculos teatrais e de dança, e DJs farão apresentações especiais, completando a programação.

Gastronomia com Le Cordon Bleu

No dia 11, haverá dois workshops com profissionais do Le Cordon Bleu. Às 18h, o chef Yann Kamps irá ministrar uma aula de cuisine. Às 20h, será a vez de Phillipe Brye mostrar os segredos da patisserie. As vagas são limitadas a 40 pessoas por sessão. Já o Teatro Laura Alvim apresenta três espetáculos. Às 14h, o ator Anderson Marçal estrela um monólogo no qual exibe seus dotes como cantor, interpretando estilos que transitam entre a arte de Frank Sinatra e o clássico O Fantasma da Ópera. Às 16h, é a vez de artistas da Escola de Teatro da Faetec Quintino apresentarem a peça “O Rico Avarento”, de Ariano Suassuna. Fechando a programação teatral, às 19h, a dança pede passagem, com a Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch. Eles interpretarão o espetáculo “Em Nós”, que discute a liberdade nas relações, destacando o papel da mulher.

As crianças também terão vez na Casa Paris. Em duas oportunidades, às 15h e às 17h, o MC grafiteiro Airá Ocrespo irá promover um ateliê infantil. Mais tarde, será a vez dos adultos apreciarem o melhor da Black Music, com a apresentação da DJ Nicole Nandes.

Games e tecnologia

No primeiro dia de evento, os fãs de tecnologia e games poderão participar da apresentação de jogos digitais e protótipos de drones e mini robôs produzidos pela equipe da Universidade Veiga de Almeida (UVA), comandada pelos professores Ana Maria dos Santos Vianna, Camila Lobo Paulino e Thiago Alberto Ramos Gabriel. A sessão única começa às 21h.

Uma das grandes atrações da Casa Paris será a BDS Game Center, organizada pela startup brasileira Beyond Digital Sports, empresa especializada no universo dos jogos eletrônicos de esportes e ação. Nos dois dias de evento, os apaixonados pelos chamados e-sports terão um espaço totalmente dedicado a eles. Quem quiser poderá jogar diversos títulos gratuitamente em estações de PCs, consoles e mobile.

Breakdance e capoeira

Nos dia 11, o público poderá participar de workshops de breakdance, atividade que será exibida como esporte olímpico nos Jogos de 2024. No dia seguinte, B-boys profissionais farão quatro competições da modalidade, entre eles, os dançarinos-atletas Jonathan e Brino Loko. A música fica a cargo do DJ Def brks.

Recentemente reconhecido como esporte olímpico, o skate também faz parte da Casa Paris. No dia 12, o skatista e snowboarder Antonio Pedro Mallmann vai ministrar uma oficina para quem quiser se aventurar no universo da prancha sobre rodas. Conhecido por seus projetos que incentivam crianças e jovens a praticar o esporte, Mallmann foi campeão brasileiro e top 10 sul-americano de skate em 2010.

A capoeira também será uma das atrações do segundo dia de eventos na Casa Paris. Às 14h, capoeiristas da Faetec, liderados pelos mestres Farmácia e Columá, abrem a roda para mostrar como a atividade pode funcionar na inclusão e conscientização das pessoas por meio da cultura.

Artes

Na despedida da Casa Paris em 2021, a Companhia de Teatro Inclusivo CinArte, formada por crianças e jovens com e sem deficiência, apresenta o espetáculo “A missão de Alice”, às 16h, numa história que tem como tema o meio ambiente, a reciclagem e o consumismo. Às 17h, o ator-cantor Anderson Marçal faz uma nova apresentação. Mais tarde, os DJs Nicole Nandes e Sadam também retornam à Casa. Para fechar a programação, os professores da UVA voltam a mostrar as novidades tecnológicas desenvolvidas na Universidade.

Nos dias 11 e 12, a Casa Paris funciona das 14h às 22h, com entrada franca. Para participar dos cursos, workshops e outras ações, é preciso baixar o App Casa Paris no Google Play ou AppStore, se cadastrar e fazer a inscrição. Para entrar no evento será necessário exibir o comprovante de vacinação.

Após a edição deste ano, a Casa Paris volta a abrir as portas em 2022, inspirada na Igualdade, outro lema da Revolução Francesa. Em 2023, a Fraternidade fecha o evento no Rio. Em 2024, já durante os Jogos Olímpicos, o projeto se transfere para a capital da França, onde será instalada a Casa Brasil, uma espécie de ponto de encontro de torcedores e admiradores da cultura brasileira, que abrigará shows, exposições e debates sobre temas comuns a brasileiros e franceses.

Mais informações e a programação completa podem ser obtidas no site www.casaparis2024.com.br ou pelo Instagram @casaparis2024.

Serviço:
Casa Paris 2021
Dias: 11 e 12 de dezembro
Hora: Das 14h às 22h

Local: Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema – Rio de Janeiro)

Entrada franca, mediante a apresentação do comprovante de vacinação

Confira mais informações:
Instagram - @casaparis2024

Site - www.casaparis2024.com.br

Comentários
Assista ao vídeo