Viver - Esporte

Jogadores mais caros na história do futebol 1990-2021

9 de Dezembro de 2021

Ao longo da história do futebol, os clubes mais poderosos da Europa oficializaram a contratação dos melhores jogadores do mundo a preços incríveis no mercado de transferências.

As operações de desembolso converteram os futebolistas de elite nos jogadores mais caros do planeta.  Os jogadores mais caros na história do futebol fizeram parte das principais ligas do mundo. Se você quiser seguir seus jogadores favoritos saiba mais e divirta-se com os melhores eventos esportivos a nível mundial.

Abaixo estão os jogadores mais custosos em três décadas de história (1990-2021).

Foto: Pixabay

Baggio, 12,9 MЄ (1990-1991)

Roberto Baggio desembarcou na Juventus procedente do clube italiano Fiorentina em julho de 1990, nessa época a equipe bianconero pagou 12,9 milhões de euros, um número recorde que causou grande polêmica entre os seguidores florentinos. Na temporada seguinte, o antigo atacante somou vários palmarés com a Vecchia Signora, a Copa UEFA, a Bola de Ouro e o FIFA World Player.

Gianluca Vialli, 16,5 MЄ (1992-1995)

Gianluca Vialli foi transferido para a Juventus depois de ter participado no Euro 1992. O montante exigido pelo Sampdoria para deixar ir o italiano foi de 16,5 milhões de euros, o valor mais alto da temporada de verão 1992-93. Vialli manteve-se no ranking dos mais valiosos até 1995.

O jogador italiano conquistou a Copa UEFA no ano da sua estreia e, como capitão, foi campeão da Liga dos Campeões na campanha de 1995-1996.

Shearer, 21 MЄ (1996)

Em 1996, Alan Shearer protagonizou a transferência mais dispendiosa da história, a sua entrada no clube inglês Newcastle foi avaliada em 21 milhões de euros. 'Capincho' pertencia às fileiras do Blackburn antes de atracar em 'The Magpies', equipe com fortes ambições a ganhar o título da liga.

O notório atacante contribuiu naquela temporada com 25 gols em 31 partidas, porém seus esforços não foram suficientes já que o Newcastle terminou a temporada 1996/97 em segunda posição.

Ronaldo, 26,5 MЄ (1997)

O astro brasileiro, Ronaldo, marcou uma etapa no futebol italiano. Antes de sua chegada ao Inter, o atacante tentou chegar a um acordo com os diretores do Barcelona, mas não pôde concretizar nada. 

Entre outras coisas, o Inter ofereceu ao clube 'culé' um total de 26,5 milhões de euros em 1997 pelo seu contrato, o valor surpreendeu no mercado de transferências naquele verão.

Ronaldo não teve problemas para se adaptar ao futebol italiano, combinou sua técnica com outros grandes jogadores como Iván Zamorano, Álvaro Recoba e Javier Zanetti entre outros, com eles pôde ganhar a Copa da UEFA. A nível individual, recebeu a Bola de Ouro com apenas 21 anos. 

Denilson, 31,5 MЄ (1998)

O Real Betis amortizou ao São Paulo a quantia de 31,5 milhões de euros em 1998 pela incorporação do jogador brasileiro Denilson.

A operação se tornou a transferência mais cara do mundo naquele ano, na verdade, Denilson foi considerado uma das maiores promessas da liga. Infelizmente, não preencheu as expectativas devido à falta de golos.

Vieri, 46,5 MЄ (1999)

Vieri continua sendo a transferência mais cara do Inter, a sua adesão ao clube lombardo custou 46,5 milhões de euros em 1999, o desembolso foi o mais elevado da época. Uma vez no plantel italiano juntou-se ao brasileiro Ronaldo para formar um dos grupos mais temíveis da equipe.

A temporada 2001-02 foi bem sucedida, marcou 22 gols em 25 jogos, e na seguinte sua equipe pôde avançar para as semifinais da UEFA Champions League, embora não pudesse vencer o Milan.

Luís Figo, 60 MЄ (2000)

Após a sua saída do Barcelona Figo juntou-se ao Real Madrid em 2000 por um valor de 60 milhões de euros, Florentino Pérez completou a sua transferência conhecida como "galáctica" no período compreendido entre 2000 e 2003, incorporando Figo, Zidane, Ronaldo e Beckham.

Luís Figo conseguiu ganhar vários campeonatos com o conjunto branco, duas Ligas, duas Supercopas da Espanha, uma Liga dos Campeões, uma Supercopa da Europa e uma Copa Intercontinental, a nível individual obteve o máximo reconhecimento com uma Bola de Ouro e um FIFA World Player.

Zidane, 77,5 MЄ (2001-2008)

A transferência de Zidane custou 77,5 milhões de euros, Florentino Pérez reuniu-se várias vezes com o jogador para negociar sua entrada na equipe Merengue, o fichamento mais caro naquela ocasião histórica.

O mercado de transferência do verão de 2001 serviu para que o presidente do Real Madrid somasse seu segundo galáctico à equipe, esta vez o pagamento pela transferência foi para a Juventus.

Em sua passagem pela equipe madrilena o francês pôde compartilhar com grandes astros do futebol desta geração Figo, Beckham, Ronaldo, Raúl, Owen, Ferro, Roberto Carlos ou Iker Casillas entre outros.

Com os realistas conseguiu uma Liga, duas Supercopas da Espanha, uma Liga de Campeões, uma Supercopa da Europa e uma Copa Intercontinental, a nível individual um FIFA World Player e um UEFA Club Player of the Year.

Cristiano Ronaldo, 94 MЄ (2009)

Em julho de 2009 o Real Madrid efetuou a transferência mais cara até a data, pagou por Cristiano Ronaldo a extraordinária cifra de 94 milhões de dólares em sua primeira temporada em um clube espanhol.

O desembolso ficou nas mãos do Manchester United, a popularidade de Cristiano Ronaldo atraiu um público massivo à cerimônia de apresentação, o evento superou o recorde de participantes que teve a apresentação de Diego Maradona no Napoli.

Gareth Bale, 101 MЄ (2013)

O Real Madrid contratou os serviços de Gareth Bale por um montante de 101 milhões de euros, o clube madrileno entregou a cifra ao Tottenham no mercado de transferências de verão de 2013.

O galês assinou por 6 temporadas ganhando um salário de 10 milhões de euros, mas finalmente conseguiu participar em 7 até 2019-2020, durante sua estreia marcou o primeiro gol a favor de sua equipe. 

Com o Real Madrid conseguiu 4 Champions League, 3 Supercopas da Europa, quatro Copas Mundiais de Clubes da FIFA, dois títulos de Liga, uma Copa do Rei, uma Copa da Liga e duas Supercopas da Espanha.

Paul Pogba, 105 MЄ (2016)

O regresso de Pogba ao Manchester United atingiu o valor de 105 milhões de euros, uma transferência que quebrou recorde em 2016.

O centrocampista francês ingressou no conjunto inglês proveniente da Juventus, a partir desse momento foi considerado a transferência mais cara da história. Pogba conseguiu acumular uma Copa da Liga da Inglaterra e uma Liga Europa da UEFA enquanto permaneceu no clube inglês.

Neymar, 222 MЄ (2017-2021)

A transferência mais cara do mundo continua sendo a do astro português Neymar, o Paris Saint Germain pagou à conta do Barcelona uma excêntrica soma de 222 milhões de euros em 2017.

Com os parisienses obteve três títulos da liga, duas Copas da França e dois Copas da Liga, marcou um triplo em casa e se perfilou como o Jogador do Ano da Liga 1 em sua temporada de estreia. Na última temporada 2019-2020, consagrou-se com dois títulos locais e conduziu a equipe à final da Liga dos Campeões.

Comentários
Assista ao vídeo