Cultura - Teatro

Arlete Salles e Edwin Luisi estreiam espetáculo on-line no Teatro WeDo!

8 de Dezembro de 2021

Montagem com direção de Amir Haddad traz à cena Arlete Salles e Edwin Luisi, além de Alexandre Barbalho e Pedro Medina, que também assina a dramaturgia

Prestes a completar 65 anos de carreira Arlete Salles estreia o espetáculo NINGUÉM DIRÁ QUE É TARDE DEMAIS no Teatro WeDo! A comédia apresentada pelo Ministério do Turismo será transmitida dias 17, 18 e 25 de dezembro, a partir das 18h. Amir Haddad assina a direção, sendo que o texto é de Pedro Medina, neto de Arlete e que também está em cena. Além de Pedro, o filho de Arlete – Alexandre Barbalho – e o amigo Edwin Luisi completam o elenco.

Ninguém Dirá que é Tarde Demais. | Foto: Larissa Marques

O título do espetáculo foi inspirado na canção o Último Romance, da banda Los Hermanos. O autor Pedro Medina conta a história de Luiza (Arlete Salles) e de Felipe (Edwin Luisi). Por causa da pandemia, Luiza recebe, em casa, o neto Márcio (Pedro Medina). Paralelo a esta trama, Felipe, por problemas financeiros, vai morar com o filho Mauro (Alexandre Barbalho). Luiza e Felipe são vizinhos de prédios diferentes, com paredes grudadas, e estão muito sensíveis às questões da Covid-19, às questões financeiras, aos problemas domésticos e começam a implicar um com o outro sem saber a identidade de cada um. Até que um dia os dois, com máscara e álcool gel, vão rapidamente à rua, se encontram sem saber que são vizinhos.

Com muita leveza, humor e dando a dimensão da solidão desses dois septuagenários, a comédia ratifica NINGUÉM DIRÁ QUE É TARDE DEMAIS. “Ainda não elaboramos todas as perdas que a pandemia provocou, mas entender o que já passou e o que ainda estamos vivendo, através da perspectiva do humor, da tolerância e do amor é a proposta da minha comédia”, detalha Pedro Medina.

Teatro ilumina as pessoas

Arlete e Amir trabalharam há 35 anos na peça Felisberto e o Café. “Eu e Arlete somos amigos há anos. Fizemos um trabalho há 35 anos e nunca mais nos separamos.  Pedro e Alexandre trabalharam muito comigo no Tá Na Rua”, revela Amir Haddad. “Estou navegando em sentimentos diversos e emoções fortes. Sinto muita felicidade e admiração em ver o meu neto se aproximando dessa profissão, crescendo de forma potente. Não apresentaria meu neto como dramaturgo, senão tivesse confiança no talento dele”, conta Arlete.

Aos 84 anos, um dos diretores mais premiados e mais presentes na cena brasileira, Amir Haddad pontua que gosta de fazer um teatro esclarecedor. “O teatro tem a função de iluminar as pessoas. E digo para todos: ninguém dirá que é tarde demais para coisa alguma. Sempre é o momento de colocar em prática o desejo.”

Já Edwin Luisi conta que em 50 anos de carreira nunca tinha trabalhado com Amir Haddad e nem o conhecia pessoalmente. “Estou há dois anos sem fazer teatro, decidi participar deste espetáculo porque senti que estou fazendo parte da história de uma família. Achei que era um bom momento para recomeçar”, conta ele. Juntos, Amir, Arlete e Edwin somam mais de 160 anos de trajetória artística.

Outro parente participa da peça. Enteado de Arlete, irmão de Alexandre e tio de Pedro, Lucio Mauro Filho assina a direção musical do espetáculo, junto com Máximo Cutrim. “Fiquei feliz demais com meu sobrinho me dando emprego (risos), e me trazendo para esse lugar quente e amoroso, que é trabalhar em família. Pedro inseriu a pandemia na dramaturgia, como pano de fundo para o momento que estamos vivendo, foi um gol”, explica Lucio.

Completam a ficha criativa de NINGUÉM DIRÁ QUE É TARDE DEMAIS: José Dias no cenário, Aurélio de Simoni na luz e Carol Lobato nos figurinos. Carol Lobato, figurinista da peça diz que as roupas são leves e divertidas, como a direção do Amir e completa: “Como a peça se passa durante a pandemia, pensei num figurino único para cada ator. Afinal, mesmo com a passagem de tempo, durante o período de quarentena, todos os dias pareciam iguais”. Segundo o iluminador Aurélio de Simoni, a luz não terá excessos de movimentos, “tenho o objetivo de sublinhar as interpretações dos atores, sem que a percepção do nosso público seja estimulada de forma excessiva. Gosto sempre de frisar que iluminar não é sinônimo de clarear”. José Dias, que assina a cenografia, não poetiza as cenas, “a palavra tem potência grande, permitindo ao público uma leitura objetiva com visual simples, funcional e teatral”, esmiúça Dias.

Encontro de família

Pedro conta que queria muito a oportunidade de ter um trabalho no teatro com a avó. “Minha avó é uma colega de cena fantástica. Uma atriz que admiro muito. Tem sido muito bom estar com ela. E meu pai é aquela segurança. Sempre troquei com ele minhas questões relacionadas ao texto. Um privilégio no meio de uma pandemia conseguir fazer um projeto desse com minha avó e meu pai. Sou muito grato aos produtores pelo convite e estou muito feliz de poder mostrar meu trabalho como dramaturgo”, esclarece Medina. Alexandre Barbalho diz que no caso dele: “tem a admiração e tem a crítica diferenciada que vem de duas pessoas muito amadas, meu filho e minha mãe. Viver isso tem sido muito saboroso e desafiador”.

Ninguém Dirá que é Tarde Demais. | Foto: Larissa Marques

“Acho normal que o filho queira seguir a carreira dos pais. Sabíamos que um dia aconteceria o encontro, mas não sabíamos quando nem como. Acabou que não partiu de mim esse movimento. Foi meu neto, com uma completude maravilhosa, porque ele não veio só ficar comigo no palco como ator, ele veio também como autor, com o texto. Vou interpretar o texto do meu neto”, finaliza, orgulhosa, Arlete Salles.

Teatro WeDo!

Inaugurado em fevereiro de 2021 o Teatro WeDo! comemora a marca de 40 mil acessos e 15 mil espectadores distribuídos por 23 estados brasileiros e 13 países. Com a realização de três festivais teatrais e 13 espetáculos, o primeiro espaço da área cultural homologado pela plataforma Sympla, já recebeu peças de grandes nomes do teatro brasileiro, como Zé Celso, Irene Ravache, Pedro Granato, Silvero Pereira, Liliana Castro e Luis Lobianco.

Teatro WeDo! integra a produtora cultural WeDo! Entretenimento criada pela artista Carolina Guimarães em São José dos Campos. Além das peças produzidas pela produtora, a ideia é que o Teatro WeDo! transmita espetáculos do país inteiro abrindo espaço para novos artistas e para a cultura regional fomentando a produção de e-Teatro.

Para Carolina Guimarães a democratização ao acesso ao teatro é o ponto principal na criação do Teatro WeDo!. “Nosso objetivo é levar o teatro para todos e com esta plataforma o público pode assistir espetáculos em cartaz de qualquer cidade do País da mesma forma que veria em um teatro. A plataforma digital nos permite oferecer experiências únicas tanto para os fãs do teatro quanto para aqueles que não têm acesso fácil aos espetáculos, tanto pela distância quanto pelo preço dos ingressos”, conta ela.

NINGUÉM DIRÁ QUE É TARDE DEMAIS

Dias 17, 18 e 25 de dezembro, às 18h, no Teatro WeDo!

Transmissões On Demand por 30h.

Ingressos a partir de R$ 10,00 | Duração: 90 minutos | Recomendado para maiores de 12 anos.

Texto: Pedro Medina | Diretor Artístico: Amir Haddad | Diretor Musical: Lúcio Mauro Filho e Máximo Cutrim | Elenco: Arlete Salles, Edwin Luisi, Alexandre Barbalho e Pedro Medina | Cenógrafo: José Dias | Figurinista: Carol Lobato | Iluminador: Aurélio De Simoni | Cinematografia: Chamon Audiovisual | Produtores Associados e Idealização: Rose Dalney, Túlio Rivadávia e Marcio Sam | Designer: Gustavo Daldegan | Fotografa: Larissa Marques | Assistente de Marketing: Cristiano Lopes | Produção Executiva: Sarah Alonso | Financeiro: Mariana Teixeira | Assistente de Produção: Máximo Cutrim | Realização: Rivadavia Comunicação, Miniatura 9 Produções e Religar Comunicações.

Teatro WeDo!

Site e Bilheteria – teatrowedo.com

Informações – wedoentretenimento.com

Instagram e Facebook – @wedoentretenimento

Comentários
Assista ao vídeo