Viver - Saúde

Debate expõe fatores da Covid-19 em grávidas, puérperas e recém-nascidos

1 de Dezembro de 2021

Tema será abordado no dia 3 de dezembro, às 10 horas, no sexto encontro da série de debates “Ciência UFSCar"

Na próxima sexta-feira (3/12), às 10 horas, o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza debate na série “Ciência UFSCar”, com apresentação de dados de estudos sobre a Covid-19 em grávidas, puérperas e recém-nascidos. O evento, intitulado “Covid-19: Impacto em grávidas, mães e bebês no Brasil e no mundo”, terá a participação das docentes do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar Carla Polido e Cristina Valete, que vieram estudando a temática ao longo da pandemia.

Carla Andreucci Polido, médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia, integra o Grupo Brasileiro de Estudos de Covid-19 e Gestação, criado já em abril de 2020, com participação de pesquisadores e profissionais de atenção à saúde da mulher das cinco regiões do País. O grupo monitora – principalmente por meio de estudos observacionais, de análise de bases de dados e revisões sistemáticas da literatura – a ocorrência de desfechos maternos e perinatais desfavoráveis relacionados à Covid-19 no Brasil. As análises evidenciam, dentre outros resultados, número alto de mortes na comparação com outros países e, também, desigualdades no acesso ao atendimento em saúde.

Cristina Ortiz Sobrinho Valete, médica especialista em Pediatria e Neonatologia, realizou, no começo de 2020, revisão da literatura sobre Covid-19 em recém-nascidos. O estudo, intitulado “Manifestações clínicas e alteração radiológica na Covid-19 neonatal: uma revisão sistemática rápida”, foi premiado recentemente, como melhor artigo de revisão dos 10 anos de história da revista “Residência Pediátrica”, da Sociedade Brasileira de Pediatria. No artigo, assinado também por Maria Dolores Salgado Quintans, da Universidade Federal Fluminense, são listados os sintomas mais frequentes nessa população. Além disso, constata-se frequência elevada de alterações radiológicas, o que sugere possibilidade de comprometimento pulmonar mesmo na ausência de manifestações respiratórias.

O encontro terá a mediação da jornalista Mariana Pezzo, Diretora do ICC. Virtual, será transmitido nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube, com possibilidade de interação do público. Mais informações pelo e-mail culturacientífica@ufscar.br, ou no Twitter, em @ciencia_ufscar.

Comentários
Assista ao vídeo