Viver - Beleza

Especialista alerta sobre os perigos das receitas caseiras para os cabelos

30 de Novembro de 2021

A destaca que nem sempre as receitas feitas em casa trazem benefícios para os fios

Além dos produtos de tratamento oferecidos pelo mercado de cosméticos, muitas pessoas se aliam às receitas caseiras para cuidar das madeixas. Porém, o que muitos não sabem é que nem todas essas receitas garantem resultados positivos para os cabelos, e algumas podem até ser prejudiciais.

A tricologista e docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Viviane Coutinho, explica que é preciso ter cautela com os ingredientes usados nos fios.

"Em receitas caseiras, é preciso ter cuidado com alguns ingredientes, pois se utilizados de forma errada podem causar danos aos cabelos", explica Viviane, exemplificando alguns itens e o cuidado necessário no uso.

"O açúcar e o sal por exemplo, são muito indicados como esfoliantes nas receitas, mas eles também podem causar irritações e vermelhidão no couro cabeludo", completa.

A tricologista também esclarece os danos causados por ingredientes como cebola e vinagre.

"No tratamento para limpeza do cabelo, misturas com esses ingredientes podem aparecer nas receitas, mas, além de não funcionar, podem inflamar e piorar casos de seborréia", conta.

Viviane Coutinho também reflete sobre as frutas ácidas, como o limão, em contato com os cabelos.

"As frutas ácidas podem queimar o couro cabeludo, principalmente se ficar algum resíduo no cabelo e você ficar exposta ao Sol", esclarece.

Por isso, ao se tratar de produtos em contato com couro cabeludo, ainda mais em receitas caseiras, é essencial ter atenção para evitar riscos à saúde dos fios e da pele.

Comentários
Assista ao vídeo