EP é composto por cinco canções inéditas
Crédito: Felipe Braga |
O cantor DFONNSO, nascido em Miracema, interior do Rio de Janeiro, após o lançamento de suas primeiras duas músicas autorais, está chegando com um EP inédito, chamado “Manual”. O projeto, que retrata estética e sonoramente, um primeiro compilado de canções, quer emocionar e resgatar as raízes do cantor. O trabalho estará disponível no dia 26 de novembro, junto ao clipe de “Última Esperança”, música que abre o EP e conta com a participação especial do cantor Donatto.
O lançamento possui um total de cinco músicas:
“Última Esperança” feat. Donatto - com uma pegada pagode misturada com pop, e serve como um desabafo sobre relacionamentos passados que terminaram de maneira complicada. “Feitiço” - com um refrão grudento, DFONNSO canta sobre se apaixonar por alguém mesmo se conhecendo há pouco tempo, e como lidar com o fato de que essa vivência entre ambos ter sido apenas um lance para a outra pessoa.
“Eu Não Pedi Pra Me Amar” - música conta sobre a dificuldade de seguir em frente após uma experiência amorosa frustrada, mas com uma pegada pop descontraída. “Miracema” - música que retrata com um tom nostálgico a jornada de sair de casa para ir atrás de seus sonhos, a dificuldade de lidar com a saudade de sua terra natal junto a promessa de um dia retornar, trazendo toda a bagagem adquirida durante essa jornada. “Manual” - música que através de uma letra forte traz uma reflexão sobre o fato da vida não ter um manual, de que não seguimos um roteiro, apenas vivemos e lidamos com o que vem pela frente.
DFONNSO assina a composição de “Miracema”, “Eu Não Pedi Pra Me Amar” e “Manual”. A produção musical ficou por conta de Lucas Vaz, com exceção do single, composto e produzido por Donatto.
“É um projeto grande, primeira vez que eu trabalho em algo assim. Está sendo tudo muito novo, cada dia me conhecendo mais como artista, cada dia conhecendo mais o meu estilo”, conta DFONNSO, que se viu em meio a um processo de gravação emocionante ao cantar letras mais fortes como na música que dá nome ao EP, e até em relembrar a sua trajetória de vida em “Miracema”. “É uma música muito especial, conta um pouco da minha história no interior quando saí de lá, ela fala muito de mim, e não tenho dúvidas que vai bombar. É uma música que não só o pessoal de Miracema vai se identificar mas quem passou pelo o que eu passei também, sabe? De sair de casa, sair da sua cidade pra ganhar o mundo, seguir seu sonho, é uma música que fala muito disso”, completa.
Em relação ao clipe do single de trabalho, “Última Esperança”, ele conta com a participação de Donatto e nos mostra cenários minimalistas, com uma atmosfera que acompanha o clima da música. Junto a isso, há a presença de alguns objetos que representam um relacionamento antigo, como cartas antigas em chamas. A participação de Donatto aconteceu de forma natural, principalmente se tratando de uma composição própria e carregada de muito sentimento: "Essa música é muito especial na minha vida, é um desabafo sobre tudo o que eu estava sentindo, funcionando como um grito de liberdade. É uma faixa muito sentimental e real, inspirada em uma história que eu vivi... que ainda vivo", explica Donatto.
"O DFONNSO me convidou para produzir algumas faixas dele e eu apresentei essa composição para ele. Ele gostou muito e disse que queria colocar a voz dele. Produzi 'Última Esperança' de uma maneira diferente e inesperada, e era pra ser isso, só a produção, mas o DFONNSO me chamou para gravar com ele e eu não pensei duas vezes! Torço muito pela música e pela carreira do DFONNSO. Sou muito grato por ter essa faixa nesse momento da minha vida", completa Donatto. O EP “Manual” marca uma nova fase para DFONNSO, cheia de novidades, mais completa e com a cara do artista que se descobre com a sua arte, trazendo sua história de vida em forma de música.
Anteriormente ele havia lançado dois singles: “Ô Moça” e “Perfeita”, que juntas já contam com mais de 600 mil visualizações no YouTube.
]LETRA Última Esperança - DFONNSO feat. Donatto
Composição: Donatto
Ah
eu já tentei me libertar
ai do nada vem a insegurança porra eu sei que nao da
abro meu coração
e vou chorando igual criança
isso nao da pra controlar
deve ser trauma da minha infância mas por você eu vou tentar, “hey” você é a minha última
esperança
Eu era meio impaciente e desacreditado
com esse tal de amor sofri demais
na mão de tanta gente, eu vivi solitário
e cresci com dor
às vezes o medo bate
cê sabe bem eu tenho traumas
tento me libertar
mas o meu peito arde
sinto no coração o aperto da minha alma
foi quando eu te vi
senti uma coisa diferente foi quando eu te senti conheci uma nova vida envolvendo a gente
eu tenho medo de você partir mas tento pensar que o agora resulta na frente
então deixa fluir
pois acho que o amor é algo recorrente
Ah
eu já tentei me libertar
ai do nada vem a insegurança porra eu sei que nao da
abro meu coração
e vou chorando igual criança
isso nao da pra controlar
deve ser trauma da minha infância mas por você eu vou tentar, “hey” você é a minha última
esperança
FICHA TÉCNICA - CLIPE ÚLTIMA ESPERANCA
Realização: Viex e K2L 360
Produtora Audiovisual: Clã Filmes
Direção e roteiro: Caio Canine
Coordenação artística: Phill Mendonça
Produtor executivo: Ricardo Estevam
Diretor de produção: Paulo Miguez
Ajudantes de produção: Romulo Silva e Doca Costa
Direção de fotografia: Fernando Duarte
Gaffer Jocimar Freitas
Eletricista André Neves
Equipamentos: Escava
Direção de arte: Jovanna Souza
Contrarregra: Gilmar Kalkmann
Figurino:Ana.Ca’s Styling
Maquiagem: Monique Simonato
Edição e cor: Addam Yamashita
Catering: Fartura do rei
Making of: Samuel Lewis
Fotografia Still: Felipe Braga
Agradecimento: Pamela Taby e Luz Rio