Colaboradores - Rodrigo Pagliani

Laudo pericial na Gruta Duas Bocas traz que não ocorreu ação humana para o desabamento

24 de Novembro de 2021

Foi divulgado o laudo pericial elaborado pela Secretaria da Segurança Pública Superintendência da Polícia Técnico-Científica Instituto Criminalista. O estudo foi feito pelo "Perito Criminal Dr. Octávio Eduardo de Brito Alvarenga", do Núcleo de Perícias Criminalísticas de Ribeirão Preto-SP. Nele consta que não correu ação humana para o desabamento do local. 

Confira: 

"Quando da chegada da equipe pericial à referida gruta, foram observadas ruínas, de aspecto recente, caracterizadas por desplacamento da parede e teto de sua cavidade, envolvendo especificamente a região direita da parede lateral (com vistas de frente à entrada da gruta) e teto. Havia grande quantidade de escombros sobre o solo, constituídos em grande parte de material de aspecto arenoso, além de substância particulada no ar, indicando a recenticidade dos fatos e/ou instabilidade residual e persistente do material rochoso.

Em decorrência de sua constituição geológica, foram notadas estruturas de descontinuidade do arenito (geometria irregular da rocha) na Gruta Duas Bocas, com sinais semelhantes a fraturas e fissuras em sua estrutura, além de manchas semelhantes às observadas em superfícies onde há situações de infiltração/umidade.

Em grutas do tipo, com o passar do tempo e com o contato com água, pode haver o processo de encharcamento e inclusive a perda do formato de rocha, voltando à forma de areia, reiniciando o ciclo, processo que também pode ser ocasionado por diferenças de pressão e temperatura, com regiões de debilidade dentro do próprio maciço rochoso. Todas essas situações, aliadas a condições geotécnicas mais frágeis, podem promover o colapsamento de sua estrutura, com consequente desabamento, como também tem sido observado em outras regiões do Brasil, como a Gruta do Batismo, no estado do Amazonas – Brasil (CERQUEIRA & PEREIRA, 2014), caracterizada como local arqueoturístico, com presença de pinturas rupestres, mas com a estrutura de arenito bastante friável, com desplacamento do suporte rochoso.

Quando dos exames, não foram encontrados quaisquer elementos provocadores sob ação humana do descolamento intencional da estrutura de arenito da referida gruta, tais como vestígios de escavação, presença de maquinários e ferramentas de construção/demolição etc.

Ademais, a precipitação pluviométrica era significativa no local, tanto na ocasião dos fatos, por volta da 01h da madrugada de 31/10/2021, como também durante todo o dia, ocasião em que foram realizados os exames, com encharcamento de solo nas imediações e presença de manchas de umidade na gruta, conforme relatado acima.

Cabe, portanto, salientar que tanto o teto como parte da parede lateral da gruta sofreram queda em decorrência da perda de estabilização de suas estruturas, característica suscetível de se verificar em grutas do tipo em questão, tanto em decorrência da verificação in loco de suas peculiaridades, além do suporte bibliográfico no que concerne à fragilidade das grutas de arenito.

Por fim, não foi possível precisar o elemento único e/ou a conjuntura isolada causadora do desabamento, baseando este Perito relator nas características ambientais, com presença de chuvas intensas tanto quando dos fatos como quando dos exames, assim como baseando-se nas características descritivas da gruta e nas circunstâncias porventura causadoras de perda de sua estabilização, tratando-se das características elencadas em grutas constituídas de arenito, caso do local dos fatos."

Comentários
Assista ao vídeo