Viver - Beber e Comer

Companhia Têxtil de Castanhal lança seu projeto de Rastreabilidade na Semana Internacional do Café

11 de Novembro de 2021

Maior fabricante de sacaria de juta para café da América Latina, também apresenta sua linha exclusiva DUOBAG, sacaria de juta com liner reciclável para proteção dos grãos, unificadas para melhor facilidade no processo de envase do café que vai para exportação. As sacarias serão produzidas especialmente nas versões para 3 kg; 5 kg; 10 kg; 15 kg; 25 kg; 30 kg e 60 kg nas cores cruas e coloridas.

QR Code conta a história do café, do campo à xícara

 A Semana Internacional do Café (SIC) 2021 começou nesta quarta-feira (10) e se estende até sexta-feira (12) no Expominas, em Belo Horizonte (MG), e a Companhia Têxtil de Castanhal vai marcar presença mais uma vez no principal evento nacional do setor e um dos cinco maiores do mundo com dois grandes lançamentos.
 
Acompanhando o crescimento das exportações brasileiras e as tendências do mercado, a Companhia Têxtil de Castanhal, maior fabricante de produtos de juta do Brasil, a Capricórnio Coffees, comercializadora de cafés especiais e o IL Barista Cafés Especiais, boutique de cafés, se uniram em um projeto de rastreabilidade e sustentabilidade através do Blend TANGO – um café cultivado por pequenos produtores do Norte do Paraná. Com notas de Baunilha, corpo médio e muita doçura.

A ideia une o compromisso da Companhia com a sustentabilidade e a inovação à tradição do cultivo e ao respeito às pessoas, a partir do mapeamento e da identificação de cada etapa de trabalho. A rastreabilidade possibilita acompanhar ainda mais de perto o que acontece desde o começo do cultivo, nas fazendas, até a finalização dos processos nas embalagens, durante o ensacamento.
 
A preocupação com o meio ambiente e com as pessoas sempre norteou a atuação da Castanhal e este conceito se traduz neste projeto, cujo objetivo principal é dar protagonismo aos produtores de café e da juta, e estimular à economia circular em todos os processos desta cadeia produtiva.
 
O desenvolvimento deste projeto exigiu dedicação, e investimento em pesquisas e técnicas de cultivo, processamento, torra e preparo. O plantio e o cultivo são feitos por cafeicultores locais. Boa parte deles vive da terra há muitos anos e se dedica a passar suas tradições e conhecimentos do trabalho de geração em geração.
 
A iniciativa acompanha também a fase de separação e secagem até que os grãos possam ser preparados e embalados para exportação, no Parque Industrial da Capricornio Coffees. A empresa-parceira possui estrutura completa para o preparo do café e atua na classificação, embalagem e preparo dos contêineres, que seguem para mais de 30 países.   
 
A sacaria que acondiciona a cuidadosa produção contém um QR Code, que permite aos clientes identificar todas as suas etapas de produção. O material da embalagem é feito de juta, uma fibra natural, orgânica, 100% biodegradável e cultivada em perfeita harmonia com o bioma amazônico, sendo capaz de regular a umidade, preservar o aroma e proteger e conservar a qualidade do café.
 
Juta: regula a umidade, preserva o aroma e protege e conserva a qualidade do café
A juta que dá origem à sacaria para cafés especiais da Castanhal é cultivada por famílias da Amazônia, que tem o apoio da equipe de agrônomos da empresa para a pesquisa técnica das sementes, plantio, cultivo e extração. O trabalho contribui de forma positiva para a economia da região e estimula a atividade local, auxiliando na fixação dos agricultores à sua própria terra.
A preocupação com o meio ambiente se justifica na produção e utilização da juta, que é uma fibra de origem vegetal. Além de ser renovável, com adubação natural pelo húmus acumulado das cheias dos rios, quando descartada seus resíduos são totalmente absorvidos pelo meio ambiente. 
 
Lançamento: DUOBAG sacaria com liner para cafés especiais
Na edição deste ano da SIC, a Castanhal apresenta outra novidade: A DUOBAG, um modelo de sacaria com os chamados liners (forros) unificados. Trata-se da adição de uma proteção plástica e reciclável, que reveste a sacaria para o acondicionamento dos grãos. 
 
O liner plástico revestido na sacaria de juta protege os grãos dos impactos no transporte e no armazenamento, assim como abriga o produto contra agentes externos que possam contaminar ou desqualificar os grãos dos cafés especiais. O material é reciclável e os modelos da linha Duobag são oferecidos nas seguintes versões: 3 kg; 5 kg; 10 kg; 15 kg; 25 kg; 30 kg e 60 kg nas cores cruas e coloridas.

Comentários
Assista ao vídeo