Evento antecede a abertura oficial do São Paulo Boat Show e busca discutir como o turismo das águas pode ser estratégico para a retomada econômica
Com a presença de prefeitos, secretários de estado, agentes públicos e representantes da iniciativa privada, começou nesta quarta-feira, 03, a 6ª edição do Congresso Internacional Náutica, realizado pelo Grupo Náutica, no São Paulo Expo. O evento antecede a abertura oficial do São Paulo Boat Show, maior evento náutico indoor da América Latina, e busca discutir temas como a despoluição, estratégias e tendências do turismo nacional das águas. O Congresso prossegue até amanhã, 04, com a presença do Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que fará uma coletiva de imprensa sobre a retomada dos cruzeiros marítimos, que ocorre nesta sexta-feira, 05, com a saída do primeiro cruzeiro a navegar em águas brasileiras após as medidas restritivas impostas em virtude da pandemia de Covid-19.
O Congresso iniciou com as boas-vindas do presidente do Grupo Náutica e idealizador do Boat Show, Ernani Paciornik. Na ocasião, Ernani destacou o fato de o São Paulo Boat Show ter sido um dos únicos eventos de grande porte que não tiveram interrupção durante a pandemia, seguindo todos os protocolos de saúde, fato que levou a feira a receber o selo Turismo Responsável, iniciativa do Ministério Turismo concedida aos locais que se comprometeram a cumprir as medidas de prevenção à Covid-19. “O setor náutico tem um potencial gigante de empregabilidade e precisamos saber aproveitar. Esse é um segmento que leva alegria e saúde, e isso ficou provado durante a pandemia, em que as pessoas não podiam sair e encontraram no barco o seu refúgio”, destaca o presidente do Grupo Náutica.
O painel sobre Programa Novo Rio Pinheiros foi um dos destaques do primeiro dia de Congresso. A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo tem como objetivo revitalizar um dos mais emblemáticos símbolos da cidade por meio da ação de órgãos públicos e em parceria com a população. “Esse projeto é um dos mais importantes para São Paulo e para o Brasil. O programa Novo Rio Pinheiros é ousado e trabalhoso, mas é um desafio que nós assumimos e esperamos que, em 2022, o Rio Pinheiros seja o palco do São Paulo Boat Show”, ressaltou Luiz Ricardo Santoro, secretário executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
O Congresso Internacional Náutica ainda contou com as participações do secretário estadual de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, da secretária de estado de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Chaves de Mendonza e de outros representantes de cidades e do segmento náutico. Nesta quinta-feira, além do Ministro Gilson Machado Neto, o dia será marcado pelas presenças de representantes de Santa Catarina, Bahia e Pernambuco. Após o encerramento do evento, será oficialmente aberta a edição 2021 do São Paulo Boat Show.
Confira a programação*:
Para ter acesso ao primeiro dia do congresso, acesse: https://www.youtube.com/watch?
04 de novembro (quinta-feira)
10h00 - Recepção do 2º dia do 6º Congresso Internacional Náutica e café de boas-vindas
10h10 - Abertura do 2º dia de Congresso: palavras do presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik
10h15 - Desenvolvimento Sustentável da Infraestrutura do Mar de Santa Catarina, com Renê Ernesto Meneses Nunes, presidente da SANTUR
11h10 - Modernização da Gestão Ambiental para a Náutica: Visão Jurídica com Dra. Renata Castanho, Sócia Gestora da Área Ambiental, Lobo de Rizzo Advogados e mediação de Marco Antônio Castello Branco, presidente do Fórum Náutico Paulista
11h30 - Apresentação de cases náuticos brasileiros: case Bahia, com Mauricio Bacellar, secretário estadual de turismo da Bahia e case Recife - Retomada do Crescimento Econômico Por Onde Tudo Começou, com Rogério de Castro e Silva, diretor da construtora Tecla
12h10 - Debate entre os palestrantes e os participantes
12h20 - Visão Internacional: Marinas como Propulsor do Turismo com Gabriela Lobato, presidente do Grupo BR Marinas
12h40 - Mesa de Reflexões: Considerações Finais do Conselho Consultivo
13h00 - Palavras do Ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado Neto
13h30 - Encerramento do 6º Congresso Internacional Náutica
15h00 - Abertura Oficial do São Paulo Boat Show
*Programação sujeita a alterações sem aviso prévio
São Paulo Boat Show – Após o sucesso da edição inédita realizada na Raia Olímpica da USP, em 2020, que movimentou cerca de R$ 155 milhões e venda de 215 embarcações, neste ano são esperadas mais de 100 marcas expositoras de diversas frentes do mercado. Distribuídos pelo mais importante salão náutico latino, estarão, tanto para exibição quanto para venda, lanchas, jets, veleiros, infláveis, motores, equipamentos e uma série de produtos, acessórios e serviços relacionados ao segmento. Da compra ao compartilhamento de barcos, o Boat Show oferece todas as possibilidades e opções para quem quer navegar neste universo. Como uma das principais iniciativas de fomento ao setor náutico brasileiro, o Boat Show espera movimentar, em 2021, cerca de R$ 220 milhões. Esse ano, a feira tem um desafio: será um dos primeiros eventos de grande porte sem restrição de ocupação.
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação Náutica. É formado pela Revista Náutica, pioneira e líder absoluta no setor Náutico; o Boat Show, com as edições São Paulo Boat Show e Rio Boat Show; a Metalu, uma das maiores construtoras de píeres do mundo; e a Ilha dos Coqueiros, perfeita para comemorações. O Grupo Náutica também se preocupa com as questões sociais e é detentora de ações, como “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, “Por Uma Cidade Navegável”, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do País.