Viver - Esporte

Beach Tennis ganha cada vez mais praticantes em Ribeirão Preto-SP

31 de Outubro de 2021

Nova modalidade vem conquistando os brasileiros e atraindo cada vez mais novos atletas

Ricardo Macedo
Créditos: Gabriel Reis

O Beach Tennis é um novo esporte que se inspira no frescobol, mas também é uma mistura de tênis com vôlei de praia e badminton. Cada vez mais em praias, clubes ou qualquer espaço contendo areia você encontro pessoas praticando, profissionalmente e também por lazer. A diversão de praticar um esporte junto com a tranquilidade de por os pés na areia está fazendo com que muitas pessoas se encontrem dentro do Beach Tennis e aproveitem com os amigos para desestressar.

A modalidade foi criada na Itália, em uma província chamada Ravena (1987), e foi em 1996 que a ITF (abreviação em inglês para Federação Internacional de Tênis) oficializou as regras do esporte, lançando ele para o mundo todo e começando assim os campeonatos extremamente disputados internacionalmente. A nova modalidade chegou no Brasil em 2008 e, assim como no exterior, aqui não foi diferente, começou a expandir em níveis altíssimos.

Créditos: Divulgação ITF

O esporte pode até ser novo em terras nacionais, porém, também em 2008, o Brasil já consegiu seu terceiro lugar no Campeonato Mundial de Beach Tennis em Ravena, primeiro lugar na Copa das Nações em Aduba (2010), campeão no mundial de equipes (2013), campeão mundiais em Cervia (2016), campeão Sul-Americano (2014) e campeão Pan-Americano (2014, 2015, 2016 e 2017). Vale ressaltar também que em 2017 a cidade de Niterói sediou o maior evento de beach tennis do mundo e agora, em 2021, Natal será a cidade responsável para receber o Circuito Mundial da ITF.

Porém, o interior paulista não fica fora disso e, neste momento pós pandemia, cada vez mais o esporte ganha novos adeptos. Um deles é o Thiago Baldo, professor da escola Olé Brasil e do CT do Baldo, instalado dentro do Clube da AABB em Ribeirão Preto SP. Formado na Unaerp, Thiago deu aula de tênis durante 12 anos mas foi quando participou de um torneio de beach tennis em Santos-SP que se apaixonou pela modalidade. O professor explica o sucesso do esporte, ainda mais durante as adaptações pós período de pandemia e reforça a acessibilidade para todo e qualquer tipo de públicos, "o esporte cabe para todas as idades e gêneros, ele se destaca pela facilidade de acesso pois não exige um nível técnico tão alto para o início de sua prática".

Além de beach tennis, o professor também dá aula de futvôlei, tênis e muito mais. O CT do Baldo oferece os esportes que mais crescem e todos são bem-vindos para o público que se interessar. A estrutura é grande, com aproximadamente 200 alunos e crescendo, possuindo 6 quadras de areia para os esportes que envolvem o tipo de terra e nelas, além das aulas esportivas, também são realizados treinos físicos funcionais.

Mais informações para praticar a modalidade em Ribeirão Preto pelo Instagram: https://www.instagram.com/ctdobaldo/

Comentários
Assista ao vídeo