Colunistas - Rodolfo Bonventti

A Tecnologia ganha espaço nas manhãs da nossa TV com o “Globo Ciência”

21 de Outubro de 2021

A Ciência e a Tecnologia ganharam espaço, em 1984, na televisão brasileira, com a estréia de um dos programas mais longevos da nossa telinha, o “Globo Ciência”, que ficou no ar por 29 anos.

O programa foi uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, e estreou em 20 de outubro de 1984, um sábado de manhã, sob o comando do ator Eduardo Tornaghi.

A ideia central da atração era trazer para o grande público, de uma forma simples e descomplicada, temas que estavam sendo estudados pelos nossos cientistas.

Quase um ano depois da sua estréia, o programa passou para as mãos da dupla de jornalistas Luciana Villas Boas e Sérgio Brandão, e passou a investir mais na prestação de serviços e nas dúvidas ou perguntas de telespectadores, que enviavam cartas para o programa.

O “Globo Ciência” mudou novamente em 1991, quando Sérgio Brandão como diretor geral, passou a investir mais em reportagens e em temas como energia, produção de alimentos e investimentos e descobertas na área da saúde.

Em 1992, o comando do programa ficou com a jornalista Anna Terra e vieram novos quadros como o “Palavra de Cientista”; o “Ciência e Saúde” e o “Como Funciona” que explorava em detalhes pautas como o mecanismo de um barômetro ou a técnica da reciclagem de lixo.

A volta do programa para os sábados de manhã da TV Globo aconteceu em outubro de 1995, quando a atração ganhou um novo nome, “Globo Ciência Saúde”, e novos quadros foram incorporados, como o “Profissão:Cientista”; o “Saúde e Sabor” com dicas de alimentação e o “Em Casa”, que oferecia noções de primeiros-socorros para casos de acidentes domésticos.

Alguns atores da emissora foram responsáveis pela apresentação da atração na segunda metade dos anos 1990, como, por exemplo: Lui Mendes, Isabel Fillardis, Tatiana Issa, Patrick de Oliveira, Leandra Leal, Oberdan Junior, Sabrina Rosa, Daniel Lobo, Tathyane Goulart e Charles Paraventi.

Em 2000, o diretor e cineasta Adolfo Rosenthal assumiu a direção do programa, que passou a contar, também, na apresentação fixa, com os jovens atores Márcio Kieling e Fernanda Azevedo.

O “Globo Ciência” também era exibido, nessa época pelo Canal Futura e pelos educativos TV Cultura e TVE Brasil.

O programa, uma iniciativa cultural e educacional que deu muito certo na nossa telinha, saiu do ar em agosto de 2014, perto de completar 30 anos de exibição ininterrupta, e nos seus últimos dois anos foi apresentado pela jornalista Sandra Annemberg.

Hoje, o programa virou um quadro dentro do “Globo Cidadania” com apresentação de Alexandre Henderson.

Comentários
Assista ao vídeo