Notícias - Motor

Os compostos médios da gama a ida da Formula 1 ao novo asfalto nos Estados Unidos

18 de Outubro de 2021

Por que escolhemos os pneus?

 Após um ano, devido à pandemia Covid-19 em 2020, Austin retorna ao calendário da Fórmula 1 com um visual ligeiramente novo. Durante 2020, a pista passou por um recapeamento parcial, envolvendo aproximadamente 40% de sua extensão total. Embora a rugosidade do novo asfalto ainda não tenha sido medida, a Pirelli confirmou a mesma nomeação de dois anos atrás para Austin com base nos dados disponíveis, com os três compostos no meio da gama: C2 como o P Zero Branco duro, C3 como o P Zero Amarelo médio e C4 como o P Zero Vermelho macio.

·Estes pneus estão bem adaptados à ampla gama de exigências impostas pelo famoso circuito texano, que entrou pela primeira vez no calendário da Fórmula 1 em 2012. A pista contém um pouco de tudo, com o layout sendo inspirado em curvas diferentes das mais famosas pistas do mundo.

·O clima no Texas nesta época do ano pode ser imprevisível. A seleção dos compostos escolhidos é, portanto, bastante adaptável a uma ampla variedade de temperaturas, embora a corrida deste ano seja realizada mais cedo na temporada do que da última vez.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

·O circuito foi refeito em poucos lugares: a reta de chegada (incluindo a saída do pit lane) para a saída da Curva 1, a saída da Curva 9 para a Curva 10, a saída da Curva 11 para a Curva 12, e da curva 15 até a curva 19.

·Algumas depressões no asfalto (entre a Curva 2 e a Curva 3, bem como próximo às Curvas 4, 6, 10 e 14) foram corrigidas usando um processo de "fresagem", para tornar a superfície mais uniforme.

·Uma das características mais incomuns do COTA é a distinta Curva 1, que é uma curva ascendente à esquerda. Isso torna muito difícil avaliar o ponto de frenagem: especialmente na largada. Austin é uma das pistas mais exigentes em termos de energia lateral, com várias curvas de alta velocidade entre 250 e 270 km/h no primeiro setor e forças laterais de até 4,5g (especialmente na Curva 6, por três segundos).

·O Circuito das Américas não tem sido usado extensivamente recentemente, o que deve levar a uma pista bastante “verde” no início do fim de semana. No entanto, a Fórmula 4 e a W Series estão no cardápio (em vez da Fórmula 2 ou Fórmula 3), então isso significa um alto grau de evolução da pista à medida que mais borracha é acumulada.

·A estratégia vencedora em 2019 foi de duas paradas (médio-duro-médio) do piloto da Mercedes Valtteri Bottas, enquanto seu companheiro de equipe Lewis Hamilton terminou em segundo com uma sequência meio-duro-médio. Todos os três compostos desempenharam um papel importante durante a corrida.

MARIO ISOLA - GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Embora as equipes tenham bastante experiência em Austin, este ano enfrentam uma pista que mudou um pouco em relação a 2019, quando corremos aqui pela última vez. Cerca de 40% da pista foi repavimentada, mas devido às restrições do COVID-19 não conseguimos enviar o nosso pessoal para analisar o novo asfalto, então suas características são um ponto de interrogação para todos e só descobriremos os efeitos finais nos pneus e desempenho do carro em geral quando estivermos lá. Como de costume, a nomeação dos pneus foi feita com base em dados obtidos antes da corrida, com os compostos do meio da gama adequados às circunstâncias. Com a batalha do campeonato tão acirrada ao entrarmos nas últimas corridas da temporada, é claro que todos os elementos da estratégia contam - como vimos na última corrida na Turquia”.

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

·O GT World Challenge deste ano foi concluído em Barcelona, ​​com a Audi e seus pilotos Dries Vanthoor e Charles Weerts sendo coroados campeões gerais. O Intercontinental World Challenge continuou com as 8 Horas de Indianápolis no último fim de semana, que foram vencidas pelo time da Lamborghini formado por Marco Mapelli e Andrea Caldarelli.

·A penúltima rondada do Campeonato do Mundo de Rali, o Rali da Catalunha, na Espanha, ocorreu no fim de semana passado, com a Pirelli apresentando o seu novo pneu de composto P Zero RA WRC HA duro para asfalto. Este pneu é voltado para a nova geração de carros de rali híbridos no próximo ano, que geram mais potência e torque, mas já fez sua estreia no evento espanhol deste ano - vencido pelo piloto da Hyundai Thierry Neuville.

·O recém-coroado campeão da Fórmula 3, Dennis Hauger, participou recentemente num teste de pneus da Fórmula 3 em Barcelona, ​​Espanha, testando alguns dos pneus do próximo ano, enquanto o próprio norueguês planeja passar para a Fórmula 2 no próximo ano. Os pneus da Fórmula 3 do próximo ano têm como objetivo tornar as corridas mais exigentes e dar às equipes um novo desafio em encontrar a configuração certa de um ano para o outro.

·A Pirelli anunciou recentemente um acordo para ser fornecedora da Fórmula 4 na Grã Bretanha a partir do próximo ano, destacando mais um degrau na escada de talentos que ajuda a levar jovens pilotos promissores desde as raízes do automobilismo até a Fórmula 1.

Comentários
Assista ao vídeo