Existem muitas razões pelas quais se perde peso sem ter mudado a dieta ou qualquer outro hábito. Algumas dessas razões podem ser a origem de uma doença, um metabolismo rápido ou alguns problemas graves. Outras razões que parecem interferir no emagrecimento são o estresse e a ansiedade.
Ansiedade e suas consequências
De acordo com a Associação americana de psicologia, ansiedade é um estado emocional caracterizado por sentimentos de tensão, medo, inquietação e preocupação, além de apresentar mudanças físicas e aumento da pressão arterial. Geralmente apresentam pensamentos intrusivos recorrentes com tendência a evitar certas situações que possam preocupa-las. Além do mais, alguns sintomas físicos também são aparentes tais como suor excessivo, tremores, tonturas, taquicardia, dor no peito e agitação.
No entanto, é importante distinguir a origem da ansiedade, se é realmente um transtorno de ansiedade - que pode criar medo contínuo e pode ser opressor; ou ansiedade que pode ser derivada do estresse causado pela escola, trabalho ou outras atividades - esse pode ser um impulso de energia, podendo até ajudar na concentração.
Quando se trata de um transtorno de ansiedade, a condição do paciente pode piorar com o tempo. No entanto, existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade. Eles incluem:
Agora, conhecendo as principais causas da ansiedade, pode-se responder às perguntas abaixo:
A ansiedade pode provocar perda de peso?
Como muitas doenças, a ansiedade pode realmente causar perda de peso. A maioria dos sintomas de ansiedade, como o estresse, são de natureza fisiológica e refletem a ativação dos sistemas nervosos simpático e parassimpático. A ansiedade é, em si, a resposta fisiológica à ativação do sistema nervoso e pode causar sintomas de hiperexcitação, como atividade
digestiva, construção de vasos sanguíneos periféricos, aumento da frequência cardíaca, entre outros. Isso se deve ao fato de que o sinal que o organismo recebe é a fuga de algo que ameaça a integridade da pessoa.
Dito isso, podemos entender o motivo da perda de peso do paciente. Porém, vendo essa condição um pouco mais a fundo, podemos levar em consideração o seguinte:
Para responder ao estresse gerado pela ansiedade, o corpo bloqueia o funcionamento metabólico, o que faz com que o combustível seja queimado rapidamente. Quanto mais energia estiver perdendo, mais energia o corpo precisará, mas se não receber energia
suficiente por meio dos alimentos, ele tentará obtê-la através dos estoques de gordura do corpo.
O aumento do nervosismo durante os períodos de ansiedade causam dificuldades para descansar e relaxar. À medida que a fadiga se torna constante e muito mais energia é necessária para a mobilização, o que faz com que o corpo use ainda mais do que encontra nos alimentos, causando mais perda de peso e outros danos estomacais e digestivos devido à tensão que está aumentando.
A perda de peso gerada pela ansiedade costuma ser estranha e inofensiva em alguns casos, uma vez que o corpo consegue manter um peso adequado para se sustentar. Mas, caso este não seja o caso, deve ser resolvido rapidamente.
Como tratar a doença?
É importante que, caso sinta algum dos sintomas mencionados acima, consulte um especialista, pois os transtornos de ansiedade devem ser tratados o mais rápido possível.
No entanto, algumas dicas podem ser seguidas antes e durante o tratamento com o especialista, tais como:
Artigo publicado com garantias médicas, em colaboração com grupo científico do doctoranytime.
Referências:
Weight loss - unintentional. (2020). Medline Plus.
Anxiety disorders - Symptoms and causes. (2018, May 4). Mayo Clinic.
Anxiety. (2019). Medline Plus. https://medlineplus.gov/anxiety.html
American Psychological Association website