Cultura - Educação

A Condessa de Picaçurova,de Antonio Salvador, é finalista do Prêmio São Paulo de Literatura

31 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O livro "A Condessa de Picaçurova", de Antonio Salvador, editado pelo Prólogo Selo Editorial, é finalista na categoria Autor Estreante, do Prêmio São Paulo de Literatura. O anúncio dos autores vencedores será realizado no dia 25 de novembro, em cerimônia no auditório do Museu da Língua Portuguesa, no edifício da Estação da Luz, na capital paulista.

O universal e o particular, o moderno e o arcaico, o real e o surreal compõem o romance. O ponto de partida da narrativa é o aparecimento fortuito de uma macaca nascida do tronco podre de uma árvore. A condição simiesca, longe de representar qualquer obstáculo, impulsiona o animal rumo à proeminência em meio aos humanos. O título nobiliárquico - patamar máximo da artificialidade - é alcançado. A condição humana e o pretenso status de superioridade do ser humano frente ao mundo natural entram em colapso. O tempo mítico e o espaço amorfo esboçam o painel cindido das sociedades contemporâneas.

Lançado em 2008, pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Prêmio vai contemplar os melhores romances em língua portuguesa publicados em todo o País. São 10 escritores concorrendo na categoria Melhor Livro do Ano e outros 10 na categoria Melhor Livro do Ano de Autor Estreante. Este ano, o Prêmio tem uma novidade para os estreantes: serão contemplados dois escritores, um com mais de quarenta e outro com até quarenta anos. Todos os livros finalistas foram publicados em 2012.

Para Fernanda de Barros Carvalho, sócia-diretora do Prólogo Selo Editorial, “é uma grande satisfação para nós este retorno de reconhecimento. O Prólogo lançou seu primeiro título em 2009, atuando como interlocutor da linguagem atual. É uma significativa conquista para os editores independentes concorrer ao lado de grandes editoras. Esse cenário vem assegurar que o futuro das produções independentes vem sendo construído”.

De acordo com o autor, Antonio Salvador, “escrevi o romance inspirado nas pulsões sociais que assolam o Brasil e o mundo, desde 2008. Para tanto, fiz uso de diversas alegorias da chamada cultura popular, pois meu maior intuito era problematizar os paradigmas do poder, ao mesmo tempo em que levantava questões sobre a própria forma da contemporaneidade. O resultado, creio, foi que esbocei o vulto de uma modernidade aprisionada no passado e terminei compondo o desenho de uma sociedade condenada à autodestruição”.

Ficha técnica:

CONDESSA DE PICAÇUROVA, A

Autor: SALVADOR, ANTONIO

Editora: PROLOGO

Assunto: LITERATURA BRASILEIRA

ISBN: 8599349732 / ISBN-13: 9788599349731

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª/ Ano de Lançamento: 2012

Número de páginas: 288

Sobre o autor

Antonio Salvador é jurista e escritor brasileiro. Nascido em 1980, em Natal, viveu em São Paulo e, atualmente, mora em Berlim, Alemanha. Paralelamente à atividade de escritor, dedica-se à carreira acadêmica, tendo ministrado aulas em universidades brasileiras e estrangeiras, como PUC-SP e Universitat de Barcelona (ES). Com escritos em diversas áreas do conhecimento, participou de institutos internacionais, como o DiverCult, desenvolvido na Espanha, e a RAIA – Rede Audiovisual Ibero-Americana. Co-Pesquisador do documentário Ctrl-V – VideoControl, lançado em 2011. Autor do livro ensaístico “A Cultura fora das Grades”, a ser publicado em 2014. Com o romance “A Condessa de Picaçurova” foi finalista do Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional, em 2012, além de vencedor do Prêmio Nascente de Literatura, concedido pela USP.

Sobre o Prólogo Selo Editorial e Fernanda Carvalho

Criado em 2009, o selo independente viabiliza projetos autorias revelando talentos. É interlocutor da cena contemporânea atuando no campo literário (literatura de internet) e das artes visuais. Tendo à sua frente a jovem empreendedora cultural de 32 anos, graduada em Publicidade e com especialização em planejamento pela FAAP, é inovador ao assumir uma postura pioneira quando percebe que uma publicação não é apenas um livro, e sim recorte de um processo, de um tema e de uma época. E ainda pode apresentar-se em diversos formatos com o intuito de criar o universo adequado para cada história.

O selo, da artista Fernanda Carvalho e da escritora Renata Faria, atua de forma independente e presta serviços de consultoria editorial: planejamento, criação, produção, lançamento e distribuição. É uma abertura para diminuir a distância entre autores, artistas e apreciadores da cultura. Ou seja, uma proposta de por as caras para o encontro, para a identificação e para o reconhecimento.

Comentários
Assista ao vídeo