Colunistas - Rodolfo Bonventti

Uma revista eletrônica para resgatar personagens importantes do esporte

17 de Agosto de 2021

Uma ideia do jornalista especializado em Esportes, Michel Laurence (1938 - 2014), acabou se transformando em um dos programas de maior longevidade da TV Cultura de São Paulo. Foi o “Grandes Momentos do Esporte”, que no seu primeiro ano de vida se chamava “Grandes Momentos Esportivos”.

O programa era uma revista eletrônica, exibida aos sábados, que tinha como proposta resgatar a memória e os grandes momentos do nosso esporte, principalmente o futebol, aproveitando o grande arquivo de imagens que a TV Cultura possuía.

Compactos de jogos antigos importantes eram exibidos junto com reportagens especiais e entrevistas com atletas e técnicos, algumas delas realizadas no próprio estúdio da emissora.

Utilizando um formato muito parecido com o de um documentário, as reportagens especiais se caracterizaram como uma atração a parte do programa, que nos 28 anos que ficou em exibição, sempre teve uma audiência estável e qualificada para a emissora paulista.

Pelo comando da atração semanal da TV Cultura passaram grandes nomes do nosso jornalismo esportivo como Luis Alberto Volpe que comandou o programa até 1994; Gerson de Araújo; Celso Miranda; Vladir Lemos e Hélio Alcântara.

“Grandes Momentos do Esporte” marcou uma época na TV em que a memória envolvendo atletas e técnicos com suas histórias interessantes e muitas vezes peculiares, bastava para prender a atenção do público, principalmente o masculino, na frente da TV.

O programa foi extinto em 14 de março de 2012, data em que a sua última edição foi ao ar, com a alegação de que a audiência estava baixa e era preciso entrar com atrações mais atuais e em outro formato.

Mas ficou a saudade de quem gostava de relembrar lances incríveis e as histórias daquelas partidas contadas por quem foi testemunha ocular dos acontecimentos.

Comentários
Assista ao vídeo