Colunistas - Rodolfo Bonventti

Manoel Carlos estreava na TV Manchete com a bela minissérie “Viver a Vida”

23 de Junho de 2021

Em 1983, o autor Manoel Carlos encerrou seu contrato com a TV Globo e imediatamente foi chamado pela família Bloch para escrever uma minissérie para a TV Manchete. E assim, ele estreava na nova emissora com “Viver a Vida”, lançada em 9 de outubro de 1984, no horário das 21h30.

Com uma direção perfeita de Mário Márcio Bandarra, também saído da TV Globo, a minissérie agradou principalmente ao público carioca e paulista, e manteve os bons índices que “Marquesa dos Santos” havia conseguido para a emissora, permitindo assim que a Manchete começasse a pensar em vôos mais altos em ternos de teledramaturgia.

O enredo envolvia um triângulo amoroso entre um jovem, Marcelo, que vinha do interior de Minas Gerais para vencer na cidade do Rio de Janeiro e ficava divididoentre o casamento com uma jovem rica, Maria Eduarda, ou sua paixão pela pobre Marli, que fica grávida dele.

Com uma audiência média na casa dos 8 pontos em São Paulo e de 10 pontos no Rio de Janeiro, a minissérie “Viver a Vida” foi a segunda experiência da TV Manchete em teledramaturgia e a primeira usando um tema urbano e atual, mas que mereceu um alto investimento da emissora, da mesma forma como havia acontecido coma minissérie histórica anterior.

Levemente inspirada em um bestseller norte-americano, “Uma Tragédia Americana”, de Theodore Dreiser, a atração de Manoel Carlos também primou por escolher bem o elenco, levando para a tela da concorrente, artistas que até então brilhavam nas novelas globais.

O trio central era interpretado por Paulo Castelli (Marcelo), Louise Cardoso (Marli) e Cláudia Magno (Maria Eduarda), com uma brilhante interpretação de Louise que roubava todas as cenas em que sua personagem aparecia.

O competente elenco ainda contava com os veteranos Rubens de Falco, Yara Amaral, AntonioPetrin, Agnes Fontoura e a cantora e atriz Marlene em uma participação especial. Em papéis de destaque participavam também Osmar Prado, Sandra Barsotti, Márcia Rodrigues, Diogo Vilela, Odilon Wagner, Cristina Santos, Élcio Romar, Ricardo Zambelli, Sandra Simon, César Pezzuoli, Carlos Capeletti e Lolly Nunes.

Comentários
Assista ao vídeo