O mundo inteiro está vivendo uma situação bastante complicada onde os problemas surgem de todos os lados, quem está procurando emprego, por exemplo, precisa encontrar uma maneira de se destacar no meio de tanta concorrência, seja com um CV bem escrito ou com uma boa carta de apresentação.
![]() |
O currículo é o primeiro contato que uma empresa tem com você, por isso, selecionamos abaixo 04 dicas para fazer um currículo matador, fique atento:
1-Utilize o menor número de páginas possível
Muitas pessoas acreditam que um currículo extenso transmite mais credibilidade, entretanto, é exatamente o contrário. O recrutador vai passar o olho por apenas uma ou duas folhas, então foque nas informações realmente importantes, criando um conteúdo enxuto e direto, encher linguiça também não é uma boa opção.
2-Estruture o conteúdo de maneira correta
O currículo não pode ser bagunçado, tudo que for apresentado ali precisa estar organizado de modo que um assunto complemente a outro. Sempre levante os seguintes tópicos: apresentação pessoal, objetivos e habilidades, formação acadêmica, experiência profissional e outras informações que podem servir como diferencial (cursos, idiomas, etc).
3-Não minta
É normal querer chamar a atenção da empresa, por isso muitas pessoas cometem o erro de mentir no currículo, acrescentando habilidades, formações e outras questões importantes que não são verdadeiras. Os recrutadores fazem perguntas estratégicas para descobrir exatamente isso, então, como contratarão alguém que mente até mesmo na entrevista?
4-Foque na trajetória profissional
Obviamente devemos nos orgulhar das conquistas pessoais, mas na hora de montar um currículo, a prioridade deve ser a trajetória profissional. Informe o que realmente é relevante para a vaga e organize as informações por ordem cronológica, iniciando pelas experiências mais recentes (três últimos empregos, nome do contratante, data de admissão/desligamento e principais funções exercidas).
Com apenas quatro dicas é possível fazer um currículo matador, lembre-se que ele deve transmitir exatamente quem você é e o que pode agregar na empresa que deseja trabalhar, não tenha medo de expor o que há de melhor em sua bagagem profissional.
Boa sorte!