Respirar pela boca não é normal. Dessa forma, é tão importante identificar a causa desse problema e o tratamento a ser seguido
Você sabia que doenças como otites, amigdalites, resfriados e até a pneumonia podem ser causadas por meio das contaminações via oral? E, infelizmente, não é só isso não. Segundo o otorrinolaringologista Dr. Alexandre Colombini, a respiração oral pode causar a deglutição de ar, o que recebe o nome de aerofagia.
O ar no estomago provoca gazes dando uma sensação de estomago cheio, arrotos e flatulência podem ser frequentes. Além de prejudicar o olfato e paladar.
“E mesmo respirando pelo nariz e com a boca fechada durante o dia, seu nariz pode entupir somente de noite, induzindo a respiração oral. Durante à noite, acontece uma dilatação dos vasos do nariz podendo levar a um inchaço da mucosa nasal e a obstrução nasal, principalmente nos pacientes que já tem outros sintomas de rinite ou desvio de septo. E babar no travesseiro, roncar, acordar com a boca e lábios secos e com dor de garganta, mau hálito, e rouquidão pela manhã podem ser sinais de respiração oral durante o sono. Não necessariamente acontece tudo ao mesmo tempo. Fique alerta”, ressalta o especialista.
Colombi explica ainda que respirar pelo nariz evita doenças e malformações bucais desde a infância e também reduz a ansiedade, melhora rinite e asma.
Veja outras vantagens:
1- O nariz realiza um verdadeiro tratamento do ar, filtrando impurezas e micro-organismos.
⠀
2- Quando o oxigênio passa pelas cavidades nasais, ele é aquecido e umidificado, chegando às condições ideais no pulmão para ocorrer a hematose (troca do oxigênio pelo gás carbônico no sangue) com maior rapidez e eficácia.
3- Há estudos científicos que comprovam que uma respiração nasal adequada faz com que a capacidade física aumente em cerca de 20%.
⠀
5- Respirar pelo nariz permite que os órgãos do corpo trabalhem perfeitamente, ajuda a controlar o estresse e a ansiedade, renova e aumenta a energia do corpo, melhora a concentração e garante uma noite de sono tranquilo.
6- Na infância, a respiração nasal evita alterações na face da criança. A respiração pela boca pode entortar os dentes e causar gengivite. Também pode ocorrer a chamada Síndrome da Respiração Bucal (SRB), que é responsável por problemas de sono, ansiedade, causando baixo desempenho escolar, sonolência diurna, além de oferecer maior possibilidade de desenvolvimento de infecções respiratórias.
Sobre o médico:
Dr. Alexandre Colombini é Otorrinolaringologista, formado pelo renomado Instituto Felippu e Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial – ABORL-CCF. Suas áreas de atuação: Otorrinolaringologia clínica e cirúrgica com enfoque nas patologias nasais, cirurgia endoscópica, ronco e apneia.