Foi o que eles manifestaram em uma reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). Solicitaram ao IICA um relatório detalhado sobre a sustentabilidade dos sistemas produtivos associados à criação de gado da região e acordaram mobilizar “todos os recursos técnicos e diplomáticos” para que a voz da América do Sul seja ouvida na Cúpula sobre Sistemas Alimentares da ONU. O Diretor Geral do IICA ofereceu a assistência do organismo para o lançamento de pontes com a Região Andina, o Caribe, a América Central e a América do Norte para a unificação de posições.
Os Ministros da Agricultura de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai destacaram a necessidade de convergência para o fortalecimento da posição regional na Cúpula sobre os Sistemas Alimentares da ONU, destacaram o papel fundamental do IICA no cumprimento desse objetivo e manifestaram o seu apoio à reeleição do Diretor Geral do organismo internacional especializado em desenvolvimento agropecuário e rural com sede central na Costa Rica.
Assim se manifestaram o Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Luis Basterra; a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina; a Ministra da Agricultura do Chile, María Emilia Undurraga; o Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Santiago Bertoni; e o Ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Carlos María Uriarte. Eles participaram, na terça-feira, da XLII Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS).
No encontro, assistido pelo Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, e pela Secretaria Técnico-Administrativa do CAS, Alejandra Sarquis, também se referendou a renovação do acordo de cooperação entre o Conselho e o IICA pelo prazo de quatro anos, durante os quais o organismo internacional continuará exercendo a secretaria técnica do foro de consulta e coordenação de ações regionais. O foro regional, atualmente presidido pelo Ministro Bertoni, também tem a Bolívia como membro.
“Como propõe o Ministro Bertoni, devemos, como região, pensar uma mensagem única sobre os sistemas alimentares. Agradeço a Manuel Otero pelos seus esforços neste contexto. Destacamos a centralidade dos sistemas alimentares para garantir a segurança alimentar global do futuro de 10 bilhões de pessoas, com inclusão social, com contribuição para a preservação do meio ambiente. Devemos tratar os sistemas alimentares junto com a sustentabilidade. O princípio deve ser abordado de forma transversal e holística”, disse a Ministra Tereza Cristina.
A Ministra brasileira também manifestou o seu apoio à proposta do Ministro Basterra de solicitar ao IICA “a elaboração de um relatório detalhado sobre a sustentabilidade dos nossos sistemas produtivos associados à atividade da pecuária”, enfatizando que “todos os recursos técnicos e diplomáticos dos nossos países serão exigidos para que a voz da América do Sul seja ouvida na dinâmica da Cúpula”.
Ao mesmo tempo, a Ministra Tereza Cristina solicitou aos seus pares uma declaração conjunta, no âmbito do CAS, de apoio dos países do foro regional à reeleição de Manuel Otero como Diretor Geral do IICA.
“É opinião do governo brasileiro, e minha pessoal, que o IICA presta um serviço essencial para o avanço da agricultura na região, (e) com a direção do meu amigo Manuel Otero isso se tornou ainda mais relevante. A contribuição ao nosso exercício de coordenação para a Cúpula dos Sistemas Alimentares é exemplo disso. Ao reiterar o meu apoio pessoal e o do Brasil ao Diretor, gostaria de poder contar o apoio de todos os Ministros do CAS a essa declaração”, observou, encontrando total apoio entre os seus pares.
O Ministro Luis Basterra, da Argentina, afirmou “que os membros do CAS somos grandes produtores de proteína animal e temos consciência clara de que os métodos que utilizamos não têm nada que ver com aqueles utilizados pelos que transformam grãos de maneira quase exclusiva e geram elementos diferenciados no momento da avaliação do impacto da produção da nossa pecuária em relação às de outras latitudes”. E deu seu apoio explícito ao desempenho da atual gestão do IICA.
Em seguida, como os demais colegas, manifestou o total apoio argentino “à continuidade do nosso amigo Manuel Otero no seu cargo de Diretor Geral do IICA”.
Do Chile, a Ministra María Emilia Undurraga observou que os sistemas alimentares devem ser percebidos como cadeias, com ênfase não só na produção, mas ampliando-se para a alimentação e o consumo.
“Isso gera um grande desafio porque nos leva a ampliar a conversa e a articulação com outros ministérios. Para construir esses sistemas alimentares, devemos equilibrar os três pilares fundamentais da sustentabilidade, o produtivo, o social e o ambiental, promovendo um olhar integrado que seja um propulsor para as comunidades e os seus territórios”, concluiu.
Por sua vez, o Ministro do Uruguai, Carlos María Uriarte, comentou que “temos que lutar por uma agricultura economicamente rentável, socialmente responsável e ambientalmente sustentável e regenerativa”.
Em seguida, o Ministro Bertoni, do Paraguai, ressaltou que “chegamos a consensos muito importantes para seguirmos adiante, e isso é fruto do trabalho em equipe da Secretaria Técnica do CAS, do IICA, dos diretores de políticas agropecuárias dos ministérios e dos especialistas”.
O Diretor Geral do IICA, após agradecer o apoio, assegurou, ao saudar a renovação do acordo de cooperação entre o organismo e o CAS, que “a minha principal missão é continuar impulsionando a transformação do IICA para os novos tempos, e é nessa direção, creiam-me, que estou concentrando todos os meus esforços”.
Ao final, disponibilizou para os ministros o apoio do organismo para levar a sua visão regional aos outros confins do continente, promovendo reuniões dos países do CAS com o Conselho Agropecuário Centro-Americano, o Foro Agropecuário Andino e os ministros do Caribe e da Região Norte das Américas.
Sobre o IICA
É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.
Sobre o Conselho Agropecuário do Sul (CAS)
O CAS é o foro de consulta e coordenação de ações regionais, integrado pelos Ministros da Agricultura de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que tem como objetivo definir prioridades da agenda agropecuária, adotar posições sobre temas de interesse regional e articular a implementação das ações acordadas.