Viver - Moda

Aline Tabata ensina como usar tricot pullover, tendência polêmica de outono-inverno

26 de Abril de 2021

Conhecido por muitos como “colete da vovó”, a peça voltou aos holofotes com essência vintage

Com aspecto vintage e uma dose de conforto, o tricot pullover ou “colete de vovó”, como popularmente é conhecido, vem se firmando como uma das principais tendências das coleções de outono-inverno de 2021. Nas passarelas, diversas marcas como Louis Vuitton e Gucci exploraram a peça além do tradicional tecido de lã ao apresentarem modelos glamourosos com pedrarias.

A peça divide opiniões e para quem tem medo de apostar na tendência por acreditar que ela remete a um visual mais envelhecido e sem personalidade, a modelo e especialista em moda Aline Tabata aponta que o pullover possui uma grande capacidade adaptativa, podendo se adequar a diferentes estilos, além de não ser restrito ao guarda-roupa de inverno. 

“O grande trunfo do pullover é que ele pode ser mesclado com outras trends da estação como é o caso das mangas bufantes, camisetas sociais e calças de corte reto, trazendo um ar mais despojado e até mesmo vintage às produções”, comenta Aline Tabata, que ensina que a peça pode ser tanto usada como sobreposição, como de maneira avulsa, como blusa.

Com um pouco do estilo preppy  — que surgiu nos anos 1970 com inspiração na vestimenta das escolas preparatórias dos Estados Unidos  —, a peça é ideal para ser usada nas transições de estação e pode ser encontrada em estampas do momento, cores gourmet e com aplicações em contas de vidro. “As sobreposições sobre camisetas sociais estão entre as preferidas das fashionistas. Para fugir do tradicional, opte por blusas que tenham as mangas mais bufantes e babados nas mangas”, recomenda Aline. 

Para uma pegada mais romântica, as combinações entre tricot pullover e camiseta ornam bem com saias e calças jeans. Nos acessórios, a dica é investir em peças mais delicadas, de modo que o look seja realçado com toques pontuais. Chapéus ou boinas complementam bem o visual, que podem ficar ainda mais aquecidos caso a camiseta seja trocada por um suéter mais justo, aponta a modelo e especialista em moda Aline Tabata.

Em dias onde a temperatura não estiver tão baixa, ou em estações mais quentes como a primavera, Aline Tabata recomenda usar o tricot como uma blusa. “Para esse tipo de proposta é interessante que a peça tenha uma linha menos grossa. As estampas também são bem vindas para trazer mais personalidade à peça. Por fim, para quebrar o visual mais tradicional, pode ser combinado com sapatos mais pesados, como é o caso do coturno”, diz.

Comentários
Assista ao vídeo