Cultura - Cinema

Filmes cults e por que assisti-los é tema do Petra Belas Artes Digital

13 de Abril de 2021
A nova plataforma digital com conteúdo gratuito e exclusivo produzido pela equipe do Belas Artes Grupo, leva semanalmente para os apaixonados pelo universo do cinema, cultura e arte, conteúdos exclusivos e indicações preciosas, que contam sobre o fazer cinema, o mercado cinematográfico e muito mais.

Entre os destaques está uma conversa sobre o Cinefantasy, principal Festival Internacional de Cinema Fantástico do Brasil, e um super bate-papo que aborda os filmes cults e por que assistí-los. Participam da conversa, mediada por Paula Ferraz (assessora de imprensa do Belas Artes Grupo e cinéfila de carteirinha), os jornalistas Marcelo Hessel, Thiago Stivaletti e  Isabela Boscov.

O Belas Artes Grupo agradece o patrocínio da Petra, e o apoio de seus parceiros: Alpha FM, Abraço Cultural, Casa Natura Musical, Galeria Pivô, Etc Filmes, MAM, MASP, MIS e Museu Afro Brasil.

Confira abaixo a programação completa:

12.04 l Segunda-feira l 18h l  Mercado | Festivais de cinema: Cinefantasy

Esta conversa sobre festivais de cinema aborda o  CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico. O bate-papo, mediado por Thássia Moro, coordenadora do Cine Petra Belas Artes, conta com a participação de Eduardo Santana, idealizador do festival, e do jornalista Filippo Pitanga, crítico e curador de cinema. Eles abordam a trajetória do festival, a concepção e também falam sobre a edição deste ano, que acontece entre os dias 16 e 29 de abril no À LA CARTE.

Considerado o maior e o principal festival brasileiro de cinema fantástico, recebeu mais de 780 filmes inscritos de 69 países, onde foram selecionados um total de 137 filmes, sendo 18 longas e 119 curtas-metragens de 32 países dos 5 continentes. Entre os destaques, estão as estreias nacionais dos filmes Amigo, de Óscar Mártin (Espanha),  Coração Dilatado, de Parish Malfitano (Austrália), Mãe, Sou Amiga De Fantasmas, de Sasha Voronov (Rússia), Playdurizm, de Gem Deger (República Tcheca), Os Guardiões Do Tempo, de Alexey Telnov (Rússia), Post-Mortem, de Péter Bergendy (Hungria), Sayo, de Jeremy Rubier (Canadá), Ravina, de Balázs Krasznahorkai (Hungria), e o documentário A Senhora Que Morreu No Trailer, de Alberto Camarero e Alberto de Oliveira (Brasil). Todos os assinantes terão acesso aos filmes. Os não assinantes podem assinar o serviço e acompanhar toda a mostra por R$ 9,90.

Sobre os participantes:

Eduardo Santana, gestor cultural, graduado em Rádio e TV, é idealizador dos festivais de cinema: Cinefantasy e Olhar Periférico. Consultor de prefeituras, festivais e mostras na área cultural. É curador do Festival Educa Claquete Ação e participou do júri da 23ª edição do Festival de Cinema de Vitória. É membro fundador da FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico.

Filippo Pitanga é crítico e curador de cinema, advogado e jornalista. Mestrando em Comunicação pela ECO-UFRJ. Membro da ACCRJ/Fipresci. Professor na AIC e Sesc. Apresentador no Canal Like. Colunista da Revista Fórum e Carta Capital. Podcast Cinema em Série. Editor-chefe do Almanaque Virtual.

13.04 l Terça-feira l 18h l Cinema | Filmes cults! O que são e por que assisti-los

Todo mundo já ouviu falar em filmes cults, mas o que é cult para você? Qual a importância desses filmes considerados cults para a formação do público de cinema? Nesse bate-papo os participantes discutem a importância desses filmes durante a pandemia e fora dela, a acessibilidade deles em tempos de streamings e as diferenças entre um cinema mais pop e o cult. Participam da conversa, mediada por Paula Ferraz (assessora de imprensa do Belas Artes Grupo e cinéfila de carteirinha), um super time de jornalistas especializados em cinema formado por Marcelo Hessel, Thiago Stivaletti e  Isabela Boscov.

Sobre os participantes:

Marcelo Hessel é jornalista. Crítico e redator do Omelete desde 2001, ingressou na Associação Paulista dos Críticos de Arte, a APCA, em 2002, e a partir de 2016 integrou o quadro de críticos do Guia da Folha. Colaborou para a revista Bizz e outros veículos das editoras Abril e Globo, além de programas como Metrópolis, da TV Cultura. Atualmente é editor do Omelete e apresentador do OmeleTV. Co-autor dos livros "101 Bares para Beber Antes de Morrer" e "Almanaque do Cinema".

Thiago Stivaletti - Formado em jornalismo pela ECA-USP e com pós-graduação em cinema na Universidade de Nanterre (França), Thiago Stivaletti é repórter e crítico de cinema. Passou pelas redações da Folha de S. Paulo, Valor Econômico, Editora Abril, UOL e do portal Filme B, especializado no mercado audiovisual. Por oito anos, cobriu o Festival de Cannes para o UOL, e por dez anos trabalhou como editor do website e do catálogo de programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Mais recentemente, atuou como roteirista em programas da TV Globo. Com Flávia Guerra, criou o podcast semanal de cinema Plano Geral, disponível nas plataformas digitais.

Isabela Boscov é jornalista especializada em crítica cinematográfica. Formada em Rádio e TV pela ECA-USP, começou a carreira no Jornal da Tarde. Trabalhou também na Folha de S.Paulo e como redatora chefe na revista SET, onde permaneceu até 1999, ano em que chegou à Veja, onde foi editora executiva e responsável pela área de cinema até 2015. Ao longo de sua carreira, Isabela já entrevistou pessoalmente celebridades do cinema como Steven Spielberg, Harrison Ford, Mickey Rourke, Quentin Tarantino, Tim Roth, Clint Eastwood, George Lucas e outros. Atualmente tem um blog e um canal no YouTube, onde publica críticas e entrevistas, além de continuar a sua colaboração com a revista Veja.

Paula Ferraz é assessora de imprensa especializada em cinema desde 2006, formada em jornalismo e pós-graduada em crítica de cinema pela FAAP. Especializou-se em lançamentos de filmes independentes e já lançou mais 600 filmes, entre brasileiros e das mais diversas nacionalidades. Entre os filmes trabalhados estão: A Origem (2010), Intocáveis (2011), Me Chame Pelo Seu Nome (2018), Melancolia (2011), Parasita (2019), O Farol (2019), Praia do Futuro (2013), O Animal Cordial (2017), A Sombra do Pai (2018), A Vida Invisível (2019), O Filme da Minha Vida (2017), Entre Irmãs (2016), entre outros.

14.04 l Quarta-feira l 18h l O trabalho de uma distribuidora de filmes - Vídeo II

O segundo vídeo da série sobre o universo de uma distribuidora de cinema aborda as estratégias e os desafios enfrentados durante a pandemia. No vídeo Priscila Santos, coordenadora da distribuidora Pandora Filmes, fala sobre as estratégias de divulgação, o lançamento de filmes e o dia a dia de uma distribuidora durante este período completamente atípico no mundo do cinema.

Priscila Santos é coordenadora da Pandora Filmes, distribuidora de filmes com mais de 30 anos e que integra o Belas Artes Grupo. É responsável pela coordenação de curadoria, vendas, formulação de estratégias de distribuição e produção de lançamentos de filmes nacionais e internacionais, tendo atuado no lançamento de mais de 40 longas.

16.04 l Sexta-feira l 18h l BFF’s  indicam:  Cinefantasy

Todas as semanas um convidado especial sugere dicas de arte, cultura e entretenimento. Nesta edição quem dá a dica é Filippo Pitanga, um dos curadores do Cinefantasy. Ele fala sobre os destaques da programação do festival que começa hoje no Petra Belas Artes À LA CARTE.

17.04 l Sábado l 13h l Bela Dica da Juliana Brito

Todos os sábados a equipe do Belas Artes Grupo dá dicas quentinhas de cultura, entretenimento, mídia e arte. Neste sábado é a vez de Juliana Brito, diretora de operações do Belas Artes Grupo, que indica o podcast Calcinha Larga.

Sobre o Petra Belas Artes Digital

O Petra Belas Artes Digital é um canal gratuito com conteúdo produzido pela equipe do Belas Artes Grupo. A plataforma leva aos apaixonados pelo universo do cinema, cultura e arte, conteúdos exclusivos, conversas ao vivo e super dicas culturais, que contam sobre o fazer cinema, o mercado cinematográfico e muito mais.

Acesse o Petra Belas Artes Digital

Sobre o Belas Artes Grupo

Formado em 2020, o Belas Artes Grupo reúne três empresas de destaque no mercado audiovisual brasileiro: o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais cinemas de rua da cidade São Paulo, inaugurado em 1967; a Pandora Filmes, distribuidora de filmes independentes mais antiga do Brasil, responsável por lançamentos como Que horas ela volta? e Parasita; e o  À LA CARTE, streaming de filmes que é o caçula do grupo, lançado em abril de 2020. A plataforma conta com uma curadoria pensada  para quem ama cinema de verdade e que leva para seus assinantes cerca de 400 títulos de todos os cantos do mundo e de todas as épocas. O Belas Artes Grupo é 100% nacional e é comandado por André Sturm

Comentários
Assista ao vídeo