O outono é umas das épocas mais peculiares do ano justamente por ser um período com bastante sol, porém sem o calor do inverno, mas também um período onde já percebemos através do indício do frio que o inverno bate à porta.
Segundo o proprietário de uma floricultura de coroa de flores, o senhor William Hashimoto da Coroas 24 Horas Belo Horizonte, o outono se caracteriza por ser uma ponte a época mais quente do ano com o frio do inverno. “As plantas do outono gostam da luz solar, detestam o frio excessivo e conseguem sobreviver a climas mais secos”, enfatiza Hashimoto.
Confira abaixo a lista das flores que conseguem ir bem no outono:
Astromélia: Essa é uma planta que não tolera frio e falta de umidade, por isso é importante manter a terra do vaso ou do canteiro sempre úmida e fértil com adubo orgânico. Ela gosta muito de sol, mas, para que as pétalas não se queimem, é preciso mantê-las à meia sombra. A flor pode alcançar até 25 cm e é aconselhável cultivá-la de forma isolada. A folha da astromélia apresenta um comportamento incomum: a ressupinação. Significa que ela tem uma torção na base. Desse modo, o que parece ser a parte de cima da folha é, na verdade, a parte inferior.
Lírio branco: No preparo do cultivo deve-se usar composto orgânico e areia, e sua rega deve ser regular, sem atingir as flores. Em dias muito frios, diminua a quantidade de água, já nos mais quentes é permitido borrifar um pouco de água extra sobre toda a planta. O outono é a época ideal, já que ela é muito sensível às baixas temperaturas e à incidência de raios solares fortes.
Rosa: As rosas preferem o outono, pois é a época do ano mais propícia para o cultivo, cuidado e manutenção. Até a primeira floração, deve-se regar todos os dias com água em temperatura ambiente, passando depois para duas vezes por semana, deixando a terra um pouco seca entre uma rega e outra. As roseiras precisam ficar em um local ensolarado e bem arejado, com temperatura entre 25 e 30° C. A primeira poda deve ser feita após um ano do plantio e repetida todos os anos.