O programa de reabilitação cardiorrespiratória para pacientes pós covid-19, realizado pela Clínica de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), está com vagas abertas para avaliação de novos pacientes. O programa, gratuito, é destinado a pacientes que apresentam sequelas depois da alta hospitalar ou para àqueles que passaram pela fase aguda da doença, mas não precisaram de internação.
O protocolo de reabilitação envolve as disciplinas de fisioterapia pneumológica, fisioterapia cardiovascular e estágio supervisionado. O atendimento é realizado por acadêmicos do 7º e 8º períodos do curso de Fisioterapia, sob a orientação das professoras Rúbia Kessler, Edilaine Kerkoski, Daiana Rech e Fabíola Chesani.
O programa atende, em média, 100 pacientes. O tempo de tratamento varia de um a seis meses dependendo da gravidade do caso. De acordo com a professora Rúbia Kessler 100% dos pacientes que passaram por internação hospitalar por covid-19 e tiveram comprometimento pulmonar precisam desta reabilitação. “As principais queixas são cansaço, falta de ar e outros problemas respiratórios. Na primeira fase o atendimento é voltado para o retorno de atividades do dia a dia como levantar, sentar e tomar banho. Em muitos casos também são identificadas dificuldades motoras e problemas neurológicos em função dos longos períodos de internação”, explica Rúbia.
O atendimento do programa de reabilitação acontece todas as terças, quartas e quintas-feiras. Os interessados devem procurar a Clínica de Fisioterapia da Univali com encaminhamento de profissional de saúde para agendar avaliação. O telefone para contato é o (47) 3341-7655.
Mais Informações: (47) 3341-7655, com Rúbia Kessler na Clínica de Fisioterapia da Univali.