Colunistas - Letícia Andrade

Outubro Rosa: dados do Inca revelam cerca de 22% de casos novos de câncer de mama a cada ano

21 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

É sabido que a prevenção é o melhor remédio para evitar ou mesmo diagnosticar as doenças. Com esta certeza e afirmativa, neste mês de outubro, iniciamos a Campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo principal levar a conscientização para o câncer de mamas e o diagnostico precoce.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo mais frequente do mundo, e o mais ocorrente entre as mulheres. Refere-se a 22% dos casos novos a cada ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Brasil, a mortalidade é ainda bastante alta, pois muitas das mulheres fazem o diagnóstico tardio, eliminando as chances de tratamento e cura da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

A doença pode ser também um fator hereditário, no entanto, podem-se tomar alguns cuidados; o que ajuda a evitar o aparecimento do nódulo. Os cuidados são simples: manter uma alimentação rica e saudável, a amamentação é um fator de prevenção, principalmente se esta ocorrer até os dois anos de idade.

 Este fator esta relacionado à redução dos ciclos menstruais. Evitar carnes vermelhas e bebidas alcoólicas, engravidar antes dos 35 anos, realizar exames clínicos com frequência e após os 40 anos, fazer a mamografia anualmente são posturas de prevenção do câncer das mamas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com o médico mastologista (especialistas em câncer de mamas), Dr. Paulo Alcantara, o diagnóstico tem que ser realizado, preferencialmente, no início da doença. “O tumor maligno, quando descoberto há tempo, existe muitas alternativas de tratamento e pode ter maiores chances para a cura”, pondera.

Você, já se tocou hoje? É importante para a saúde e bem estar!

Movimento Outubro Rosa – Entenda

A campanha/ação “Outubro Rosa” é de âmbito mundial e conta com o apoio de pessoas, empresas e instituições públicas. O movimento teve o seu início nos Estados Unidos, em ações isoladas em combate a doença. No entanto, foi ganhar seu “fôlego” e força em 1997, onde todas as cidades começaram a ter uma postura mais direta para a conscientização e prevenção do câncer de mamas. Neste contexto, as casas e entidades enfeitavam suas fachadas com uma fita rosa para simbolizar a causa.  Posteriormente, houve a iluminação em tom de rosa nos lugares públicos, empresas e nas casas, o que levou a expansão e difusão do movimento.

No Brasil, a primeira iniciativa de iluminação foi em 2002, no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. A ação do Outubro Rosa é hoje mundialmente conhecida pela sua iluminação cor de rosa. Uma forma bonita, bastante feminina e elegante, motivando vários povos e nações a aderir à causa.

Neste mês, muitos lugares públicos e históricos de cidades como São Paulo e Brasília estão com iluminação especial rosa.

 

Comentários
Assista ao vídeo