Colaboradores - Julio Di Madeo

Cultural digital e aprendizados do varejo em tempos de pandemia

6 de Abril de 2021

A adequação das empresas em relação à cultura digital não é nenhuma novidade, mas a pandemia da Covid-19, a mesma que representa momentos tão difíceis, está sendo um propulsor no processo de aceleração do varejo nesse campo.

Uma pesquisa realizada pela SBVC (Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo) aponta que, em decorrência das medidas de isolamento social iniciada há cerca de um ano, a transformação digital cresceu 21% nas empresas varejistas.

O estudo, produzido entre fevereiro e março de 2021 e que consultou segmentos diferentes como moda e foodservice até materiais de construção, identificou que entre 2010 e 2015 apenas 26% atuavam com plataforma de e-commerce. Já no período entre 2015 e 2020, o volume subiu para 53%. Na divisão por volume de vendas, no grupo de empresas com faturamento acima de R$ 100 milhões, o índice de atuação no e-commerce é de 90%.

Essa observação pode parecer óbvia, já que as soluções estão concentradas em canais de e-commerce e omnichannel, mas esse movimento também foi significativo na busca por ferramentas digitais para atender clientes em soluções de meio de pagamento (94%), análise de dados (77%) e uso de QR Code (71%). 

A readaptação e imersão das empresas na cultura digital tiveram impactos, além das operações. O levantamento aponta que após a implementação das tecnologias, 74% das empresas tiveram aumento do faturamento em vendas e 62% registraram o crescimento do engajamento de seus clientes em canais digitais.

Nesse cenário de pandemia, o home office também foi uma grande descoberta pelas empresas do varejo. No período analisado, 85% afirmaram ter colaboradores em trabalho remoto. Além disso, 29% das empresas consultadas afirmaram que irão incentivar a modalidade no próximo ano.

Em um período tumultuado e instável, marcado pelas oscilações das medidas sanitárias, surgimento de novas ondas e demais impactos econômicos, também representa um grande aprendizado e um período de oportunidades.

No entanto, para ter a chance de participar desse crescimento é importante ficar atento como as transformações digitais podem impactar seus negócios, compreender que a cultura digital deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial, ter consciência sobre a importância da comunicação como ferramenta estratégica no digital, saber otimizar a gestão e operação por meio dos recursos tecnológicos  e, principalmente, ter um acompanhamento do dimensionamento e da mensuração de resultados conquistados pela transformação digital em sua empresa.

Implantar plataformas e serviços digitais apenas para se enquadrar no cenário e acompanhar os concorrentes não é nenhuma garantia de resultado. No entanto, uma ação planejada e adequada para a realidade de seus negócios e que explore o potencial tecnológico de forma estratégica é um dos aprendizados que a pandemia nos traz e que demonstrou dar resultados consistentes.

Comentários
Assista ao vídeo