Notícias -

ALESP, Pinacoteca e FIESP prestaram homenagem à comunidade grega de São Paulo

27 de Março de 2021

Em homenagem à comemoração dos 200 anos da Revolução de Independência do país do Império Otomano, o governo do Estado de São Paulo presenteia a comunidade grega iluminando a Assembleia Legislativa de São Paulo e a Pinacoteca com as cores da bandeira grega (azul e branco). E a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), fizeram uma projeção de imagens da bandeira e conteúdo cultural apresentando imagens do país e alguns símbolos da cultura grega, criadas pela empresa de audiovisual Rizomatique, ontem, dia 25 de março.

Gregos e descendentes de gregos concentram-se nos bairros da Mooca, Moema, Higienópolis, Perdizes, Brás e Bom Retiro. A homenagem é muito significativa neste momento de pandemia para toda comunidade, porque comemora o bicentenário do início da revolução. Para celebrar a data, Embaixada da Grécia, em Brasília, juntamente com o Consulado Geral da Grécia em São Paulo e a Coletividade Helênica de São Paulo criaram ações de projeção da imagem da bandeira grega nos principais monumentos do país, inclusive no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

“Celebrar os 200 anos da Declaração da Independência da Grécia e relembrar as características da nossa nação: o amor pela liberdade, o heroísmo, a perseverança, a inteligência, o respeito e o orgulho pela nossa cultura”, afirma o Cônsul Geral da Grécia em São Paulo, Ilmo sr. Stylianos Hourmouziadis.

Todos os anos a comunidade de São Paulo se reúne para comemorar a data tão importante para o país, e desde o ano passado não há celebrações por conta do isolamento social. Os gregos são um povo muito festivo e alegre, o Dia 25 de março é muito importante, não só pelo fato histórico e heroico como uma data para se reunir e comemorar com muita festa.

Devido à pandemia, as comemorações aconteceram através destas projeções compartilhadas em locais públicos e para divulgar também a importância da história contemporânea grega. “O que conhecemos até hoje é produto dos fundamentos filosóficos de nossos pensadores em todas as áreas do conhecimento humano. Este é um dos motivos em preservar a memória deste povo que ofereceu muito à humanidade”, completa Stayros Kyriopoulos, presidente da Coletividade Helênica de São Paulo.

Em 25 de março de 1821, a Grécia iniciou seu movimento revolucionário de Independência do Império Otomano, que dominou o país por quatro séculos desde a Queda de Constantinopla, em 1453. A simpatia pela história clássica grega criou movimentos como o Filelenismo, que tinha entre os membros, o poeta Lord Byron,  e nacionalistas europeus,os quais lutaram ao lado dos gregos com o financiamento dos gregos da diáspora, de aristocratas europeus e dos Estados Unidos.

Embaixada da Grécia no Brasil | www.mfa.gr/brasilia

Avenida da Nações, Qd.805, lote 22, 70480-900, Brasília

Consulado Geral da Grécia em São Paulo | @greciaemsaopaulo

Comentários
Assista ao vídeo