Os três compostos do meio da gama de pneus para 2021 foram os escolhidos para a abertura da temporada deste ano no Bahrein, um dos asfaltos mais abrasivos da temporada: C2 como P Zero Branco duro, C3 como P Zero Amarelo médio e C4 como o P Zero Vermelho macio. Esta é a mesma nomeação do Grande Prêmio do Bahrein do ano passado, quatro meses atrás, mas há uma nova construção de pneus este ano para os carros novos. Os carros de 2021 reduziram a pressão aerodinâmica em relação ao ano passado, de acordo com as novas regras técnicas.
No recente teste de pré-temporada de três dias no Bahrein, as equipes tinham toda a gama P Zero à sua disposição, mas muitas optaram por se concentrarem nos três compostos nomeados neste fim de semana. Com a pista tendo sido utilizada tão recentemente, ela deverá ter mudado desde a última vez que as equipes estiveram lá: dando a elas uma base estável para trabalhar.
Os novos pneus para 2021 foram projetados para melhorar a resistência e durabilidade, permitindo que rodem em pressões mais baixas, enquanto os compostos são os mesmos do ano passado. Durante o teste dos pneus 2021 em novembro passado no Bahrein, a pressão dos pneus traseiros foi reduzida em 0,5 psi e a pressão dos pneus dianteiros em 1,5 psi. Então, após a análise de telemetria e a redução de pressão aerodinâmica traseira em particular, a pressão dos pneus traseiros foi ainda mais reduzida em 1,5 psi em um teste recente no Bahrein. Isso está agora confirmado para a corrida.
O número de jogos de pneus permitidos por fim de semana é o mesmo do ano passado (13), apesar de haver uma hora a menos de atividade de pista, com as sessões de treinos livres de sexta-feira agora reduzidas para uma hora cada.
Como foi o caso do ano passado, há uma alocação padrão para cada carro em 2021: dois jogos de duros, três de médios e oito de macios. As nomeações para todas as corridas deste ano foram reveladas com antecedência.
Caracteristicas da Pista
·O Grande Prêmio do Bahrein começa à noite, às 18h00 do horário local, após o pôr do sol, e é realizado sob holofotes, com temperaturas de pista que podem cair rapidamente após o início da corrida. Isso, por sua vez, afeta o comportamento do pneu e, portanto, a estratégia.
·O asfalto (com alto teor de granito) no Bahrein é conhecido por ser abrasivo, aumentando o desgaste e a degradação dos pneus. A corrida do ano passado - que teve uma bandeira vermelha e vários períodos de safety car - foi vencida pelo piloto, da Mercedes, Lewis Hamilton com uma estratégia de duas paradas: médio-médio-duro. Max Verstappen, da Red Bull, que terminou em segundo, foi um dos dois pilotos a trocar pneus quatro vezes.
·Sakhir tem tudo a ver com tração e frenagem, e não com grandes cargas laterais. Em suma, é classificado como um circuito de severidade média em termos de demandas colocadas sobre os carros.
Fórmula 2 – O que esperar
A temporada da Fórmula 2 começa no Bahrein e é pioneira em um novo formato de corrida, com três corridas realizadas durante um fim de semana pela primeira vez. A primeira corrida de 23 voltas acontece às 13h25 de sábado, após os treinos livres e o treino classificatório na tarde de sexta-feira. A segunda corrida de 23 voltas acontece às 19h40 de sábado sob os holofotes, enquanto a corrida principal de 32 voltas do domingo acontece às 13h50. Os pneus de 18 polegadas nomeados são o P Zero Branco duro e o P Zero Vermelho macio: adequados às mudanças de condições esperadas na Fórmula 2, com corridas realizadas durante o calor do dia e à noite. Esta nomeação é diferente do ano passado, onde o duro e o médio foram escolhidos para esta pista, agora adicionando uma variável tática extra no início desta radical nova temporada. O novo pneu duro para a F2 nesta temporada reduz o desgaste e a granulação sem perder desempenho em comparação com o ano passado. Os pilotos também têm um jogo extra de pneus (seis jogos contra cinco no ano passado), então toda a abordagem estratégica ao longo de três corridas é uma folha de papel em branco.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli
“Apenas quatro meses depois de duas corridas no Bahrein, e duas semanas após três dias de testes de pré-temporada, estamos de volta para a primeira corrida da temporada de 2021. Durante o teste, vimos muitas equipes concentradas nos compostos indicados para o grande prêmio, mas as condições que experimentamos nos testes podem não ser totalmente representativas da corrida. As equipes também realizaram uma grande variedade de programas diferentes durante apenas uma sessão condensada, enquanto no passado, com duas sessões de teste, a segunda sessão costumava ser mais focada nos pneus. Por isso, é difícil tirar muitas conclusões firmes. Com as novas especificações de carros e pneus, bem como a pré-temporada mais curta na memória recente, a competição está aberta: especialmente tendo em conta que as características da pista do Bahrein muitas vezes resultaram em batalhas estratégicas interessantes, com uma série de táticas diferentes usadas”.
Outras noticias da Pirelli
A Fórmula 1 e a Fórmula 2 começam este fim de semana, mas a temporada de 2021 do automobilismo de Pirelli já começou em janeiro, com a empresa italiana retornando como fornecedora exclusiva do Campeonato Mundial de Rali. O finlandês Kalle Rovanpera da Toyota lidera atualmente a classificação aos 20 anos: o piloto mais jovem de todos os tempos a fazê-lo.
O terceiro teste de pneus de 18 polegadas de 2022 do ano (o segundo com slicks) acontecerá por três dia no Bahrein, após a corrida, de 30 de março a 1º de abril. A Ferrari testará no primeiro dia, com a Alpine testando nos dois dias finais.
Para saber mais sobre a campanha de automobilismo da Pirelli em 2021, baixe nosso Media Guide, que pode ser encontrado no seguinte link: Media Guide Pirelli 2021.