João Dória, governador do Estado de São Paulo, anunciou nesta quinta-feira (11/03), em coletiva de imprensa, o aumento das medidas restritivas no Estado de SP, que atualmente está na fase Vermelha do Plano São Paulo, até então, a mais restritiva. A nova fase foi denominada de “Fase Emergencial” e começará a valer na segunda-feira, dia 15/03, e irá até o dia 30 de março.
Entre as diversas medidas anunciadas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus estão a suspensão de partidas de futebol, esportes coletivos e a proibição dos cultos e missas nos templos religiosos.
Dória determinou também o fechamento das escolas, das lojas de materiais de construção e a proibição do uso de praias e parques. Fica determinado também o teletrabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais, e vetada a retirada presencial de mercadorias em lojas ou restaurantes. Apenas serviços delivery poderão operar. O toque de restrição em todos os 645 municípios continua valendo das 20 horas às 5 horas da manhã.
O governador afirmou que esse é o momento mais crítico da pandemia e que os hospitais estão próximo do colapso. Segundo o governo estadual, existem no momento 9.184 pessoas internadas nos hospitais do Estado. para tratamento da covid-19. Outras 2.045 pessoas aguardam algum tipo de procedimento médico, como por exemplo, regulação para internações, relacionado ao coronavírus.