As consequências devastadoras da Primeira Guerra Mundial fortaleceram a certeza de que tudo que fosse preciso para evitar algo naquela proporção deveria ser feito. Entretanto, as concessões políticas realizadas em nome desse objetivo culminaram em erros e omissões que contribuíram para o conflito mais mortal da história.
Em Negociando com Hitler, o historiador Tim Bouverie examina de perto os anos de desastrosa diplomacia e revela a vastidão de nuances por trás das articulações políticas durante a ascensão de Hitler.
Os nazistas surgiram no cenário eleitoral em 1930 e cresceram significativamente em 1932. Mas, ao perderem votos naquele ano, muitos consideraram seu auge como passado. Desde a Primeira Guerra, a média de duração de um chanceler alemão no cargo era de menos de um ano. Ao assumir o posto, Hitler foi forçado a aceitar um governo de coalizão com o chanceler anterior, fato que contribuiu para a crença de que tudo estava sob controle. Mas era apenas o começo.
Bouverie mostra como a política de apaziguamento durante muito tempo se somou à descrença no poder dos nazistas. Analisando primordialmente os bastidores da diplomacia britânica, ele mostra como as escolhas que afetariam não só o país mas o mundo foram feitas por um número incrivelmente pequeno de pessoas, quase exclusivamente homens.
Baseado em pesquisas de arquivos e fontes pouco exploradas por historiadores, Negociando com Hitler leva em conta um painel mais amplo do que o formado apenas pelos principais protagonistas. Repleto de detalhes, o livro costura uma narrativa cronológica que guiará o leitor por esses anos turbulentos.
Ficha técnica:
Título: Negociando com Hitler
Autor: Tim Bouverie
Tradução: Jaime Biaggio
528 páginas
R﹩104,90
Sobre o autor:
Tim Bouverie formou-se em História pela Universidade de Oxford. Trabalhou como comentarista político e, nos últimos anos, vem se dedicando à carreira de historiador - sendo considerado um dos mais promissores pelos especialistas da área.