Viver - Esporte

Crianças e adolescentes do projeto Juventude dos Morros recebem uniformes para prática de futebol

15 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), em parceria com a Prefeitura de Santos – por meio da Secretaria do Esporte e Secretaria da Assistência Social (SEAS) –, a Pelé Imóveis e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), realizou a entrega de uniformes às crianças e adolescentes participantes do projeto Juventude dos Morros. A iniciativa beneficia moradores dos Morros Nova Cintra, Santa Maria, São Bento e Vila Progresso.

Ao todo, são 60 jovens de 12 a 17 anos que participam, duas vezes por semana, de aulas de futebol e atividades socioeducativas. Esses adolescentes vivem em condições de vulnerabilidade social e são encaminhados para atividades esportivas, permanecendo sob acompanhamento técnico da SEAS.

A ação teve início em novembro de 2012, após a OR fazer um estudo socioambiental da região. O levantamento apurou que os moradores do bairro sentiam falta de um local adequado para a realização de atividades de lazer para crianças e jovens. A partir daí, a empresa atuou como facilitadora e viabilizou o projeto, buscando outros parceiros que pudessem contribuir.

“A iniciativa auxilia na formação desses jovens, já que, além das aulas de futebol, eles participam de atividades voltadas para o desenvolvimento integral, o que inclui a abordagem de temas como saúde, sexualidade e cidadania”, afirma Cosme Costa, operador social e chefe do Centro de Juventude dos Morros. Para ele, o projeto ajuda as crianças a vislumbrarem novos horizontes, mantendo-as longe de perigos como as drogas. Cosme relata ainda que o projeto estimula o empenho escolar dos alunos, procurando mostrar a importância do estudo no seu desenvolvimento pessoal, além de contribuir na integração destes jovens, já que eles pertencem a diversos territórios dos morros.

A OR fornece todo o material esportivo, além de coordenar o projeto; a OAB oferece o espaço onde os jogos são realizados; a Pelé Imóveis é responsável pela doação dos uniformes; a Secretaria Municipal de Esportes se encarrega da contratação do professor de educação física; e a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Juventude dos Morros, responde pelo trabalho socioeducativo. A ação conta ainda com o apoio da P-Sports, que fornece as chuteiras, e da Kascão Sorvetes. “Esse é mais um exemplo dos bons resultados que a união de esforços entre as esferas pública e privada pode gerar”, pontua Alvaro Castilho, diretor de Construção do Valongo Brasil, empreendimento que a OR desenvolve em conjunto com a Franz Construtora.

A entrega dos uniformes contou com a presença de representantes da Prefeitura da cidade e das empresas parceiras da iniciativa, além dos ex-jogadores Edson Cholbi do Nascimento, conhecido como Edinho, e Manuel Maria, ponta-direita do Santos na década 60, que jogou ao lado do Rei Pelé.
 

Comentários
Assista ao vídeo