Viver - Moda

Moda DeCoração para Coração

5 de Janeiro de 2021

O projeto DeCoração para Coração, da especialista em moda Paula Acioli, reúne importantes nomes da moda, design, arquitetura e decoração, levantando recursos em prol da Pro Criança Cardíaca, que chegou à marca de 31 mil atendimentos ambulatoriais e 1,5 mil procedimentos invasivos - entre cirurgias cardíacas e cateterismos diagnósticos - e terapêuticos em 24 anos, promete aquecer corações fashionistas, já a partir deste mês.

– “Há mais de um ano, imaginei montar uma exposição com obras de arte, peças de roupas, acessórios e objetos de decoração, que tivessem formato de coração e fossem doados por artistas, estilistas e designers, para serem expostos em um ambiente totalmente vermelho. A ideia é a de que os visitantes da exposição estivessem entrando em um “coração fashionista”. As peças seriam todas vendidas aos visitantes ao longo da exposição, com a renda 100% revertida para a instituição e ao final da mesma, entregues aos seus compradores – explica Paula.

E foi em meados do ano passado, na sede da ONG Pro Criança Cardíaca, em um encontro reunindo a Dra. Rosa Celia, que idealizou e dirige a instituição, membros da diretoria e do marketing que a especialista, acompanhada da amiga e designer Silvana Mattievich – uma das primeiras doadoras e responsável pela identidade visual da ação – recebeu a aprovação de seu projeto.

- Graças as boas ideias e iniciativas de parceiros como a Paula Acioli e todos os artistas que estão com ela no DeCoração para Coração, conseguimos cuidar de crianças cardíacas e suas famílias carentes há 24 anos, alegra-se a cardiologista e fundadora da Pro Criança, Dra. Rosa Celia, para quem é um orgulho prestar serviço para cerca de 140 crianças mensalmente no Rio de Janeiro.

Mas isso foi pouco antes de o mundo parar com a pandemia do novo coronavírus.  – “A pandemia foi um baque, mas nada que o coração não aguente e uma mente criativa não consiga, rapidamente, transformar em algo diferente para funcionar e não deixar de acontecer. Afinal, estamos falando de coração, criatividade e generosidade” – brinca a especialista. 

Assim, a exposição com coquetel de abertura, evento presencial como, inicialmente, havia sido planejado, se transformou na plataforma DeCoração para Coração, dentro do site da Pro Criança Cardíaca, que será uma exposição virtual de obras de arte, objetos de decoração, peças de roupas e acessórios, sempre remetendo a corações e ao vermelho, criados tanto por nomes consagrados em todo o País – como Isabela Capeto, que doou duas peças, uma delas, o icônico colar “flechado”, em versão vermelha; Alessa, que doou uma túnica de seda com estampa de corações, que leva sua assinatura característica e Isa Bahia, antiga parceira, com o exclusivo par de brincos coração – quanto por nomes à frente de marcas que estão despontando no mercado local e nacional  - “Isabela e Alessa, assim como outras criadoras e criadores que convidei a participar, foram super generosas e aderiram imediatamente ao projeto, doando peças icônicas de suas coleções. Estamos fazendo uma curadoria muito especial das peças. Sorte de quem as adquirir!” – conta a idealizadora do projeto.

A venda dos artigos doados será feita diretamente pela plataforma DeCoração para Coração (http://www.procrianca.org.br/decoracao-para-coracao/), da Pro Criança Cardíaca (com renda 100% revertida para a instituição). Nela, as fotos das obras de arte, peças de roupas, acessórios e objetos de design e decoração estarão disponíveis e acompanhadas das fotos e minibiografias de seus criadores. A ação que se iniciará em dezembro deverá ter continuidade ao longo de todo o próximo ano e os interessados em participar devem enviar fotos das peças dentro do conceito criado, para passarem por uma curadoria. – “Em um ano tão atípico, no qual tanto se falou sobre empatia, participar de uma ação em forma de coração, será uma excelente oportunidade de praticá-la.” – conclui Paula.

Comentários
Assista ao vídeo