Colaboradores - Julio Di Madeo

Quando a vacina deve chegar?

5 de Janeiro de 2021

A corrida pela tão aguardada vacina para a Covid-19 já começou. Na segunda quinzena de dezembro, os 27 países do bloco da União Europeia já deram o primeiro e mais importante passo para a proteção dos grupos de risco contra a doença. Os pioneiros foram Alemanha, Hungria, Eslováquia, Irlanda e Holanda.

Ainda na Europa, o Reino Unido, Suíça, Noruega, Sérvia e Islândia também estão imunizando a população e, ao menos 42 países, entre eles, Estados Unidos, Canadá, Omã, Arábia Saudita e Israel também já estão agindo. Na América Latina, o México, Chile e Costa Rica e a Argentina já adquiriram suas doses.

Mas e aqui no Brasil, quando começaremos? As principais polêmicas e que geram dúvidas na população é sobre a real eficácia da vacina e se ela realmente ajudará no combate. 

Até o momento, quatro imunizações já divulgaram os índices de eficácia: Pfizer/BioNTech, com 95%; Moderna, com 94,5%; Sputnik V, com 91,4%, e AstraZeneca, com 90% de eficácia. A CoronaVac deve anunciar seus resultados na semana que vem, após autorização do laboratório chinês. No entanto, nenhuma empresa pediu o registro de uso emergencial para a Anvisa, que após solicitação, deve levar pelo menos 10 dias corridos para a análise. 

O Ministério da Saúde recentemente divulgou que a previsão é que em janeiro sejam disponibilizadas 24,7 milhões de doses da vacina, o suficiente para 11,6% da população brasileira. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil conta com 211,8 milhões de habitantes.

Paralelo ao programa nacional, alguns estados como São Paulo, Bahia e Paraná já firmaram contratos individuais com laboratórios para a aquisição da vacina como a Sputnik V, da Rússia, e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) que será responsável pela produção da imunização desenvolvida pela Oxford e AstraZeneca. 

A expectativa do Governo Federal é que alguns grupos prioritários comecem a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no final de janeiro e que a imunização em massa comece a partir de fevereiro. Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) anunciou que a previsão de início da vacinação é no dia 25 de janeiro. 

As informações sobre a vacina são muitas, a produção e imunização já começaram pelo mundo e os esforços estão somados, mas ainda resta saber quando a vida voltará mais próxima da normalidade como era antes da pandemia chegar.  

Comentários
Assista ao vídeo