Décio Gabriel Gimenez e Débora Santilli (Foto: Divulgação) |
O convidado de Débora Santilli no ‘Cartão de Visita’ de sábado (12/10), às 23h30, é o juiz federal e diretor de comunicação da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Décio Gabriel Gimenez.
Preocupado com a evasão de juízes e a constante paralisação de projetos de lei, Gimenez defende um resgate da magistratura nacional e pede um fortalecimento para as decisões tomadas em primeira e segunda instância. “A magistratura passa por um momento delicado. Nos últimos 25 anos, na minha opinião, a sociedade começou a perder a confiança na nossa classe e isso é preocupante”, afirmou ele.
Gimenez completou dizendo que, “além disso, o juiz percebe que, hoje, há um nivelamento na carreira. Quem entra agora e quem está no cargo há 30 anos recebe praticamente a mesma coisa. E lógico, vale lembrar a base da magistratura. Atualmente, há um grande número de juízes, mas na segunda instância há um afunilamento, o que resulta em um cenário desfavorável como um todo”.
Durante a entrevista, o ele também falou sobre a relação das instituições com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, analisou o papel do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e comentou a atuação da Ajufe em prol dos juízes.
O Cartão de Visita, apresentado por Débora Santilli, é exibido aos sábados, às 23h30, na Record News, com reprise aos sábados e domingos, às 8h.