Clínica-Escola atende infectados em estágio moderado ou grave com dificuldades respiratórias e fraqueza muscular
A favor de apoiar na reabilitação das sequelas deixadas pela COVID-19, a Clínica-Escola de Fisioterapia da Faculdade Santa Marcelina atende a pacientes curados, mas que sofrem dificuldades respiratórias e fraqueza muscular para realizar suas atividades diárias. O trabalho realizado pelos alunos e professores do curso de graduação em Fisioterapia é gratuito, mediante a agendamento.
O coronavírus tem como foco atingir o sistema respiratório e os pulmões, provocando grandes danos. Pacientes acometidos por casos mais graves, que ficam maior tempo em internação, como na UTI, precisam de posterior acompanhamento para evitar maior enfraquecimento, acarretando a síndrome do imobilismo, que pode chegar a ser irreparável, se afetado sistema musculoesquelético e função motora do indivíduo.
De acordo com um recente levantamento realizado pela Faculdade Santa Marcelina, até maio deste ano, houve aumento em cerca de 50% na busca por profissionais em pós-graduação na área de Fisioterapia, com o objetivo de suprir a demanda por readaptação corporal de pacientes ou recuperação de parte das funções de maneira progressiva. “Nesse momento, os pacientes curados já vivenciam algumas sequelas da doença e, agora, tem se falado sobre a chegada de uma segunda nova onda da COVID-19 no Brasil e no mundo. Infelizmente, é uma realidade que estamos enfrentando e preparando nossos profissionais para apoiar na recuperação dos casos já existentes e dessa nova possível demanda”, revela a fisioterapeuta Cássia Xavier Santos, coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Santa Marcelina.
A Clínica-Escola realiza acompanhamento aos infectados em estágios moderados ou graves com dificuldades respiratórias e fraqueza muscular ao exercer atividades diárias. Para obter atendimento, é obrigatório o agendamento de triagem e atendimentos por livre demanda às quintas-feiras das 7h30 às 12h30.
As sessões são realizadas em pequenos grupos de pacientes para evitar aglomerações. Todos são avaliados a fim de permanecerem o tempo necessário em tratamento ou ser encaminhado para uma nova especialidade.
Serviço:
Clínica-Escola de Fisioterapia da Faculdade Santa Marcelina
Agendamentos: triagem e atendimentos por livre demanda às quintas-feiras das 7h30 às 12h30
Quando: até 14 de dezembro de 2020 e a partir de 26 de janeiro de 2021
Dúvidas e agendamentos: Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas na seção “Fale Conosco” por meio do próprio site, via WhatsApp (11) 98207-1646 ou através do telefone (11) 3824-5800
Sobre a Faculdade Santa Marcelina
A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética.