Neste mês temos uma das campanhas de conscientização de saúde mais importantes do país, o Novembro Azul. A campanha surgiu para conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da sua saúde, com foco naquela que é uma das maiores ameaças à vida do homem: o câncer de próstata.
Apesar de ser uma doença grave, muitos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. É nesse ponto que se encontra o maior desafio: o preconceito. A maioria dos homens evita procurar o urologista por temer o exame de toque retal.
Para minimizar esse preconceito, muitos famosos do mundo do esporte, da música e da televisão tem divulgado em suas redes sociais a importância do homem de se cuidar.
Um grande exemplo disso foi o apresentador do Cidade Alerta Interior, da Record TV, Rodrigo Pagliani. O jornalista, que postou em seu Instagram a sua visita ao urologista Dr. Fernando Caldas, explica como é importante as pessoas públicas realizarem esse trabalho.
"Da mesma forma que somos agentes multiplicadores de informação e temos muitos seguidores, queremos mostrar para o homem a importância de se prevenir e que não devemos ter vergonha disso. A maior vergonha é ficar doente e não ter a sua família por perto, ficar longe dos filhos. Por isso, faço parte da campanha que incentiva a prevenção ao Câncer de Próstata", explica o apresentador que ressalta que um grande exemplo é a prevenção ao Câncer de Mama, onde as mulheres focam muito neste tipo de ação preventiva, "então por que nós homens não podemos colaborar também, um incentivando o outro", destaca.
O Portal Cartão de Visita News aproveitou a oportunidade para entrevistar o urologista Dr. Fernando Caldas, que faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Urologia e da Comissão Organizadora Científica do Congresso Paulista de Urologia. O especialista esclareceu diversas dúvidas, confira:
Quando começou a campanha Novembro Azul?
Dr. Fernando Caldas: O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. Movember= Moustache + November. Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mário Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
A partir de qual idade o homem deve procurar o urologista e qual a frequência?
Dr. Fernando Caldas: a partir dos 40 anos para quem tem antecedente familiar, como um pai, tio ou avô que tenha tido Câncer de Próstata, pois as chances duplicam nesta situação. Agora para quem não está nesse grupo de risco, o ideal é fazer o exame anualmente a partir dos 45 anos.
Quanto antes procurar ajuda, melhor é o resultado?
Dr. Fernando Caldas: O diagnóstico precoce possibilita índices de cura de 90%.
Qual a expectativa de novos casos no País?
Dr. Fernando Caldas: Temos a expectativa de 65 mil novos casos de Câncer de Próstata no Brasil. Vale lembrar que esse é o segundo Câncer que mais atinge o sexo masculino, perdendo apenas para o Câncer de Pele, porém, o Câncer de Próstata é o mais importante devido a gravidade.
Portanto, agende sua consulta e não deixe que o preconceito vença você. Campanha Novembro Azul, não tenha vergonha de viver!