Colaboradores - Julio Di Madeo

Evolução tecnológica: 5G e tudo estará conectado

31 de Outubro de 2020

Ao longo das décadas, estamos passando por constantes transformações tecnológicas que estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. A corrida por tecnologia está diretamente ligada ao avanço e criação do celular e da internet.

Desde 1984, ano que foi lançado ao público o primeiro celular nos EUA, muita coisa mudou. No Brasil ele chegou na década de 90, e ainda muito limitado com as funções das redes e sofrendo instabilidades, mas ao longo dos anos os aparelhos ganharam novas interfaces que permitiram explorar mais possibilidades.

Atualmente, a demanda e o consumo de dados têm aumentando conforme a procura e as frequências que possibilitam a utilização estão congestionadas – especialmente em grandes centros urbanos.  Além disso, a rotina está mais acelerada que as conexões e pedem mais agilidade e, a tecnologia 5G está batendo em nossa porta e promete ser a revolução para atender não só dispositivos móveis, mas também tudo que pode receber inteligência artificial para melhorar seu funcionamento.

Mas, o que faz dela tão inovadora? O sistema é parecido com o atual em operação, o 4G, que precisa de antenas para sua reprodução em massa. O que diferencia os dois é a frequência que permite uma velocidade maior. Com o 5G será possível fazer downloads de 10 a 20 vezes mais rápido e a rede permitirá o uso, além de celulares, de uma gama maior de objetos tecnológicos como drones, carros autônomos que dirigem sozinho, sistemas de automação residencial – todos de uma vez só com alta velocidade - e qualquer outra coisa que esteja apta a receber uma inteligência artificial.

Tudo vai estar conectado e as possibilidades serão gigantes em aspectos comerciais, para aumentar a experiência do cliente. No dia a dia, a tecnologia será usada a nosso favor com todas as redes interligadas e dispositivos inteligentes e sua chegada também possibilitará a adaptação de várias frentes e a criação de novos meios para tornar a vida mais fácil e ágil – dentro e fora de casa.

Assim como as grandes evoluções, que levam um período para todos terem acesso e se adaptarem, a previsão de chegada do 5G levará ainda um tempo para estar perto da nossa realidade.

Comentários
Assista ao vídeo