Colunistas - Rodolfo Bonventti

Xuxa Meneghel chega à TV comandando o “Clube da Criança” na Rede Manchete

16 de Julho de 2020

Há 37 anos, em junho de 1983, a então modelo Xuxa Meneghel é lançada para o estrelato ao estrear na televisão comandando o programa infantil “Clube da Criança” na TV Manchete, que ia ao ar das 17h às 19h de segunda a sexta-feira.

Criada e dirigida por Mauricio Sherman, a atração foi a primeira de uma série de programas infantis que tinham na beleza da apresentadora um dos seus principais atrativos.

O “Clube da Criança” possuía um cenário onde os desenhos animados que eram apresentados no programa apareciam espalhados por todo o palco e Xuxa comandava uma série de brincadeiras com as crianças, as mais conhecidas delas o Cabo de Guerra e o Estourar Bolas. O programa também tinha espaço para atrações musicais e sorteios de brinquedos para as crianças que enviavam cartas para a apresentadora.

Um ano depois, a apresentadora tinha um novo cenário e a presença no palco dos seus primeiros assistentes, que depois na TV Globo seriam chamados de paquitas e paquitos. Havia também um mascote do programa, um papagaio que levou o nome de Paquito. O “Clube da Criança” em 1984 ganhava um novo horário: das 16h30 às 18h30.

O primeiro disco com a voz de Xuxa surgiu nessa época com a trilha sonora do programa, que tinha também a participação de Patricia Marx e Luciano, que começavam a formar o Trem da Alegria; do palhaço Carequinha, de Silvinho, Sérgio Reis e Sérgio Mallandro. Até o craque Pelé fez uma participação em uma das faixas do disco.

Xuxa mostrou desde o início um grande carisma com as crianças e o programa rapidamente começou a subir em audiência para a felicidade da TV Manchete, e para incômodo da TV Globo, que resolveu o problema contratando a apresentadora em 1986.

Com a saída de Xuxa a TV Manchete desativou a atração infantil por alguns meses e retornou com o “Clube da Criança” no início de 1987 sob o comando da então adolescente Angélica, que tinha 13 anos de idade nessa época, e que vinha participando na Manchete de outro programa, o “Nave da Fantasia”.

Com uma produção mais caprichada, plateia e assistentes de palco, Angélica deu conta do recado e se transformou na nova estrela da TV brasileira, graças ao comando dessa atração infantil. 

Angélica ficou quase seis anos no comando do programa e só saiu porque recebeu uma proposta muito tentadora do SBT. O “Clube da Criança” se transformou com Xuxa e depois com Angélica, em uma das maiores audiências da emissora nos anos 1980.

Depois de Angélica o programa foi apresentado pela jovem atriz Mylla Christie por quase um ano, e em seguida pela ex-miss Pat Nogueira, que ganhou o apelido de Pat Beijo.   É dessa época a exibição no programa do desenho “Cavaleiros do Zodíaco”, que se tornou a grande atração para as crianças.

O programa saiu do ar em 1998, quando a TV Manchete enfrentava uma séria crise econômica, e nesse momento era apresentado pela pequena Debby Lagranha que contracenava com um coelho em um pequeno cenário, sem plateia.

Comentários
Assista ao vídeo