Viver - Saúde

Dra Renata Domingues de Nóbrega e Carlos Alberto de Nóbrega lançam instituto em prol dos albinos

10 de Junho de 2020

Instituto Nóbrega tem como objetivo dar visibilidade aos albinos do Brasil

O Instituto Nóbrega é a realização de um sonho da médica Dra. Renata Domingues de Nóbrega. Em pareceria com a advogada Gabrielle Brandão nasceu o Instituto Nóbrega, uma organização não governamental dedicada a conhecer iniciativas existentes no Brasil que atuam com a população albina. O apresentador Carlos Alberto de Nóbrega  assumiu com orgulho o papel de padrinho do Instituto que leva o renomado e respeitado sobrenome: Nóbrega.

O lançamento oficial do Instituto será no próximo sábado, dia 13, Dia da conscientização do Albinismo.

Os albinos são pessoas que passaram por uma alteração genética, tendo deficiência na produção de uma enzina, a melanina.

A pigmentação acentuadamente reduzida na pele, pelos e olhos se limita as áreas dermatológica e oftalmológica, sem qualquer tipo de alteração no QI. No entanto, esse grupo de pessoas enfrenta extrema discriminação o que reflete, por exemplo, nas condições socioeconômicas devido falta de oportunidades de emprego, dificuldades no sistema público de saúde, as intemperes da natureza, bullying dentro das escolas, dentre tantos outros temas do universo da população albina.

O Instituo Nóbrega tem com o objetivo unir forças e impulsionar ações em prol da causa albina, buscando visibilidade nacional, além de criar uma grande rede de apoio para melhoria da expectativa e qualidade de vida desta população, em todo Brasil.

Entre as iniciativas: a tentativa de inclusão do grupo no mercado de trabalho para diminuir a dependência nos programas governamentais de complementação de renda; garantir direitos sociais para todos, além de permitir que as crianças albinas possam ir às escolas sem o ambiente hostil encontrado atualmente.

Desde sua constituição, o Instituto mobiliza recursos através de seus voluntários, do empenho da diretoria, conselheiros e participação da iniciativa privada.

Comentários
Assista ao vídeo