Business -

Começa nesta segunda a flexibilização da quarentena no Estado de SP

1 de Junho de 2020

A tão esperada retomada econômica no estado de São Paulo tem início nesta segunda-feira (1º). No entanto, as cidades estão em diferentes etapas de evolução da pandemia do novo coronavírus, por isso o plano de flexibilização foi elaborado em cinco fases.

De acordo com o governador João Doria, a retomada será "consciente" e vai ocorrer de forma gradual e heterogênea no estado. "Por mais 15 dias manteremos a quarentena, mas com a retomada de algumas atividades econômicas no estado de São Paulo".

A quarentena começou em 24 de março, quando apenas serviços essenciais foram mantidos em operação, e agora se estenderá até 15 de junho. "Quero alertar, no entanto, que a retomada parte do princípio da colaboração de todos e da ajuda conjunta. Mas parte também do princípio de que nós estaremos monitorando dia a dia a evolução do processo e o respeito à ciência e à medicina", declarou Doria.

O chamado Plano São Paulo estabelece os cinco níveis de restrição, calculados com base em cinco critérios. Dois são relacionados à capacidade do sistema de saúde: a taxa de ocupação dos leitos de UTI e o número de leitos de UTI a cada cem mil habitantes. Outros três critérios se referem à evolução da pandemia: número de casos, de internação e de óbitos por covid-19.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, explicou as diferentes etapas de reabertura: "Teremos a fase vermelha, que é de alerta máximo, a fase dois que será de controle, a três, de flexibilização, a fase quatro, de abertura parcial com restrições, e a fase cinco com setores em funcionamento com medidas de higiene".

São estas as cinco etapas consideradas pelo governo estadual:
- Fase 1 (alerta máximo): fase de contaminação, com liberação apenas para serviços essenciais;
- Fase 2 (controle): fase de atenção, com eventuais liberações;
- Fase 3 (flexibilização): fase controlada, com maior liberação de atividades;
- Fase 4 (abertura parcial): fase decrescente, com menores restrições;
- Fase 5 (normal controlado): controle da doença, liberação de todas as atividades com protocolos.

Comentários
Assista ao vídeo