Notícias - Motor

Desafios de tirar o fôlego na etapa de Jaguariúna (SP) da Mitsubishi Cup

24 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curvas que exigiram técnica, trechos de alta velocidade e mudanças repentinas de piso. Esses foram alguns dos elementos que as duplas encontraram na quarta etapa da Mitsubishi Cup, rali cross-country de velocidade, realizada em Jaguariúna nesse sábado. É a oitava vez que a cidade do interior paulista recebe a prova.

Com muitos pontos cegos e trechos com pouca visibilidade, o trabalho de desvendar a planilha foi ainda mais importante na etapa. "As mudanças de piso e as curvas cegas foram muito desafiadoras. Precisamos ter muita concentração e confiança no carro", comenta o navegador Kleber Cincea, que ao lado do piloto Marcos Baumgart, venceu duas das três provas do dia na categoria L200 Triton RS.

Durante o percurso de 32 quilômetros totalmente inédito, os pilotos precisaram mostrar perícia ao volante para fazer o traçado da forma correta e não perder os segundos preciosos para chegar à frente dos outros competidores. "Foi um desafio vencer as curvas fechadas. A navegação também foi essencial", conta Glauber Fontoura, campeão da categoria L200 Triton ER, ao lado da navegadora Minae Miyauti - a dupla também foi vencedora da categoria Super Production no Rally dos Sertões 2013. "O período que passamos juntos no Sertões aumentou nosso entrosamento e conhecimento do carro", diz Minae.

Marcos Moraes, da Dunas Race, que organiza o Rally dos Sertões, participou pela primeira vez da Mitsubishi Cup ao lado do navegador Eduardo Sachs. O filho de Marcos, Lucas, corre a Cup desde 2012. "Foi muito bom. Conseguimos, a cada volta, ir melhorando nosso tempo", conta ele, que ficou em 5º lugar na categoria L200 Triton RS. "É uma prova muito desafiadora, que instiga o competidor a melhorar. Uma grande escola."

A dupla Valdir e Elisa Lacerda, pai e filha, também saíram muito satisfeitos. Apaixonados por 4x4, eles corriam o rali de regularidade Mitsubishi Motorsports. "Elisa sempre gostou de velocidade, e insistiu para que participássemos da Mitsubishi Cup", conta Valdir. "O evento superou minhas expectativas. Aprendemos muito no Mitsubishi Motorsports e, apesar da diferença entre as provas, estamos usando tudo na Cup", conta a navegadora de 18 anos.

Campeões
Além dos desafios do trajeto, os competidores enfrentaram muito calor. Mas isso não desaminou as duplas. "Na última prova estávamos bem cansados. Mas conseguimos manter a concentração até o fim", diz Ricardo Aguiar, segundo colocado na categoria Pajero TR4 R. O primeiro lugar ficou com Bruno Cassol e Thiago da Silva.

Já na categoria TR4 ER, Wagner Roncon e Joselito Júnior subiram ao lugar mais alto no pódio. "Primeira vitória é sempre especial. Temos muita sincronia. Por isso conseguimos fazer uma terceira prova muito boa", diz Wagner.

Na TR4 ER Master, Carlos Henrique Scheffer Jr. e Luiz Afonso Poli, levaram o troféu para casa. "Todo mundo está aqui por que gosta. Estar em um lugar legal, encontrar os amigos, entrar no carro e acelerar. Dá uma animação para chegar na segunda-feira e voltar a trabalhar", conta o navegador.

A Nação 4x4 da Mitsubishi Cup volta a se encontrar nos dias 19 e 20 de outubro, em uma etapa dupla em Mogi Guaçu (SP).

A Mitsubishi Cup tem patrocínio do Itaú, Gol, Pirelli, Castrol, Magneti Marelli, Axalta, Clarion, Mapfre, Transzero, Unirios e Columbia.

Comentários
Assista ao vídeo