Dr. Eric Daldegan, implantodontista e protesista, comenta sobre o procedimento dentário que é simples, mas se não tiver a atenção necessária, pode se tornar um problema sério
Entre várias especialidades presentes na odontologia, a implantodontia talvez seja aquela que gera mais dúvidas aos pacientes, já que os implantes vêm se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), cerca de 800 mil implantes são colocados por ano no país.
Para a realização do procedimento, é necessária uma cirurgia, como se fosse de retirada de siso, mas com um pouco mais de cautela. Apesar de ser simples, é necessário que se tenha cuidados específicos. O Dr. Eric Daldegan, implantodontista e protesista, preparou algumas dicas com os principais cuidados necessários pré e pós operatório.
Pré operatório
Antes de iniciar o processo, o paciente que deseja fazer um implante dentário deve passar por uma entrevista com o odontologista de sua preferência, para assim, contar um pouco sobre a condição de saúde, o histórico familiar e, principalmente se existe alguma doença que possa impedir o procedimento.
Logo após a primeira conversa, o dentista irá solicitar alguns exames, como o clínico, a radiografia e a tomografia. Diante dos resultados, o profissional vai avaliar as condições de saúde bucal e se é possível fazer a colocação do implante, qual tipo deve ser utilizado e quais medidas deve ter o dispositivo.
Depois de toda a avaliação e da realização dos exames, o preparo para a cirurgia começa. Para isso, alguns medicamentos como antibióticos e antiinflamatórios podem ser indicados para evitar infecções ou outros problemas antes, durante ou depois do procedimento.
No dia da cirurgia, o indicado é que o paciente não coma coisas pesadas e esteja se sentindo bem, pois apesar de não ser uma cirurgia longa, é necessário que tudo encontre-se em perfeito estado.
Pós-operatório
Depois da cirurgia, é necessário um repouso total de 48 horas, para evitar sangramentos, edemas e infecções. O descanso ajuda na recuperação e, também, na cicatrização, duas fases essenciais do pós operatório.
O paciente precisará ser medicado com alguns remédios para evitar dor e será orientado a fazer uma limpeza bucal adequada, onde nas primeiras 72 horas não deve ser realizado qualquer tipo de bochecho, por conta dos pontos. Depois desse período, o odontologista costuma recomendar um antisséptico para ser utilizado.
Após a cirurgia, é comum ficar um pouco inxado a região, pois teve muito contato. Para isso, os dentistas costumam indicar aplicação de compressas geladas e. Além disso, deve-se ter um cuidado muito maior na hora da alimentação. O esforço realizado na hora da mastigação, por exemplo, pode atrapalhar a cicatrização.
Por fim, continuar o acompanhamento com o dentista é muito importante, pois as consultas são fundamentais para que o especialista verifique as condições do implante.