Viver -

Keila Cristiuma, idealizadora da marca Sempre Materna, apresenta passo-passo especial para o bebê

23 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

Após o parto e ainda na maternidade as mamães novatas contam com o apoio das enfermeiras para os cuidados com o recém-nascido, entre eles, a hora do banho. Mas quando chegam em casa, as dúvidas aparecem, não é mesmo?

Atenta às necessidades do dia-a-dia das mamães, a empresária Keila Cristiuma, idealizadora e diretora da marca Sempre Materna – referência nacional em cursos  para gestantes e casais grávidos – preparou um passo-a-passo especial bem prático:

“Primeiramente, vale ressaltar que é um momento de total interação da mamãe ou papai com o bebê. Uma hora de relaxamento, amor e carinho que, portanto, exige movimentos leves e lentos”, explica a empresária.

1ºpasso: Separe o material necessário:

-Banheira

-Toalha

-Sabonete

-Hastes flexíveis

-Algodão

-Pente

-Fralda descartável

-Roupa limpa

Importante: reúna todo o material em local de fácil acesso com o trocador.

2ºpasso:

Encha a banheira com água morna e sinta a temperatura com a parte interna do braço onde a pele é mais sensível. A água deverá estar em temperatura confortável.

3ºpasso

Retire a roupa do bebê deixando-o de body ou fralda. Neste caso envolva-o em um lençol ou toalha.

4ºpasso

Higienize primeiro os olhinhos com algodão molhado em água. Sempre de fora para dentro. Lave a face do bebê com as mãos molhadas, sem sabonete.

5ºpasso

Faça a higiene da cabeça com a ponta dos dedos e palma das mãos. Use o sabonete em movimentos circulares.

6ºpasso

Enxágue a cabeça e coloque o recém-nascido sobre o trocador para secar a cabeça e retirar a fralda, inclusive fazendo a higienização.

7ºpasso

Mergulhe o bebê na água segurando-o pelo braço e dando apoio à região escapular. Com as mãos e sabonete líquido, lave o pescoço, tórax, abdome (não esquecer o coto umbilical), braços e pernas. Depois, vire-o em posição ventral. Lave o dorso e, por último, a parte genital. Se acontecer do bebê evacuar ou urinar na água, troque-a imediatamente.

8ºpasso

Enxágue o corpo do bebê e depois coloque-o novamente no trocado. Seque-o com a toalha em movimentos delicados. Ao enxugá-lo, é necessário manter certa atenção às dobras do corpo para não ficarem úmidas e gerar assaduras.

9ºpasso

A higiene umbilical também deve ser realizada com hastes flexíveis e álcool a 70%, sempre no sentido horário.

10ºpasso

Faça a higiene da orelha e da parte interna da narina com a toalha ou as hastes flexíveis. Não é preciso introduzir profundamente. Coloque a fralda e em seguida as roupas.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo