Os negócios relacionados ao mundo feminino se tornaram uma tendência nos últimos anos, principalmente no setor da estética. Entre as diversas categorias de produtos, como maquiagem, perfume e o mercado de roupas, está o serviço mais procurado no mundo da estética: as cirurgias plásticas.
De acordo com dados recentes divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o aumento de mama e a lipoaspiração estão entre os procedimentos mais realizados no Brasil. No topo das cirurgias realizadas no mundo, a lipoaspiração é uma das preferidas dos pacientes, tendo como febre a cirurgia em alta definição, conhecida como Lipo HD.
O doutor Gustavo Aquino é médico cirurgião plástico, considerado referência nesse tipo de cirurgia no Brasil. Ele esclarece que a Lipo HD possibilita que sejam realizadas lipoaspirações superficiais e profundas, com retalhos bem finos e maior evidência dos relevos do abdômen. Além disso, o Dr. Gustavo Aquino explica a importância que as tecnologias desenvolvidas nos últimos anos tem tido para a realização da Lipo HD.
“Para quem tem indicação da cirurgia, hoje existem tecnologias como o simulador em 3D, que apresenta uma realidade virtual e traz à paciente um resultado muito próximo de como seu corpo ficará após a intervenção. Uma das grandes tendências é a incorporação de tecnologias como a lipo ultrassônica, a lipolaser, o Vibrolipo e o J Plasma. Em todos os congressos, mundo afora, essas tecnologias são incorporadas por vários cirurgiões que complementam seus resultados e dão maior satisfação aos clientes. Cada uma delas atua de maneira diferente e todas tem o seu valor, porém o mais importante sempre será quem está manuseando a cânula, que é o escultor, o cirurgião plástico. As tecnologias sozinhas não fazem nada”, relata o Dr. Gustavo Aquino.
Por ser uma técnica que ainda não é totalmente conhecida no Brasil, a Lipo HD é vista com receio pelos pacientes, sem saber dos impressionantes resultados que ela proporciona. O procedimento é realizado com anestesia peridural ou geral e, normalmente, permite alta no mesmo dia.
“Talvez por desconhecer a técnica, muitas pessoas têm uma imagem errada dos resultados impressionantes que ela pode oferecer. A Colômbia possui as maiores referências no assunto, razão pelo qual realizei meu treinamento sobre. Através de um aparelho de lipoaspiração ultrassônica, que liquefaz a gordura, conseguimos fazer uma lipoaspiração superficial. Se associarmos ao vibrolipo, conseguimos produzir uma superfície de gordura bem fina com sulcos desenhados pelo cirurgião plástico, exaltando a anatomia da musculatura abdominal”, explica o doutor.
O Dr. Gustavo Aquino entende que, infelizmente, o custo da cirurgia pode afastar o cliente dessa possibilidade.
“Normalmente permite alta no mesmo dia e como toda lipoaspiração deve ter um pós operatório muito bem feito. Os custos são em torno de 80% a mais, devido às tecnologias necessárias, além de uma curva de aprendizado específica. Todavia, quando bem indicada traz resultados magníficos. Uma verdadeira febre por aqui e vários países, mundo afora como os Estados Unidos”, esclarece o Dr. Gustavo Aquino.